ANGRA DOS REIS
O Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (Angraprev) encerra o ano de 2022 com mais uma grande vitória. A autarquia angrense conseguiu aumentar o nível de sua certificação no Pró-Gestão, programa do governo federal que incentiva institutos previdenciários a buscarem excelência por meio de boas práticas de gestão. O trabalho dos avaliadores foi realizado na sede do Angraprev, na última semana, e a reunião de encerramento da auditoria, que confirmou a obtenção do novo selo, contou com a presença da presidente da autarquia, Luciane Rabha, diretores, funcionários e conselheiros do Angraprev, além dos próprios avaliadores.
O Pró-Gestão avalia e certifica os institutos no que diz respeito a melhores práticas de controle interno, governança, transparência, qualidade e funcionalidade de produtos, serviços, processos produtivos etc. O programa tem quatro níveis. Quanto mais o instituto sobe de nível, mais se qualifica como bom investidor. O Angraprev passou do nível 2, obtido em agosto de 2021, para o nível 3, conseguindo aprovação em 23 dos 24 itens que eram os pré-requisitos para subir na certificação.
A presidente do Angraprev celebrou a certificação, ressaltou a importância do trabalho em equipe para a nova vitória do instituto e o investimento que vem sendo feito em recursos humanos.
– Tão importante quanto o nível 3 no Pró-Gestão é termos nossa equipe consolidada. Os profissionais e conselheiros do Angraprev são muito importantes nas etapas do programa. Neste ano realizamos nosso primeiro concurso público e estamos ampliando nosso corpo efetivo. Ninguém melhor que nós, servidores públicos, para administrar a nossa previdência – disse Luciane Rabha.
Uma boa certificação no Pró-Gestão proporciona benefícios internos e externos à organização. Externamente, ela pode obter maior credibilidade e aceitação perante outras organizações com as quais se relaciona e ampliar seus investimentos; internamente, ela ganha em conhecimento, organização e melhoria nos processos, evitando o retrabalho, reduzindo custos e alcançando maior eficiência e racionalização. O selo Pró-Gestão serve para atestar, explicitamente, que determinada situação declarada pelo instituto é verdadeira, obtida segundo procedimentos padronizados e documentados, reavaliada e renovada periodicamente.
– O Angraprev avançou muito do ano passado, quando obteve o selo nível 2, para cá. Um exemplo é a transparência. No site do instituto é possível encontrar atas, deliberações, certidões, balanços. Enfim, toda a vida do instituto – elogiou Maurício Moro, auditor do Pró-Gestão. – É fundamental transmitirmos para o servidor público a importância do crescimento do Angraprev no selo Pró-Gestão, pois essa certificação demonstra a transparência do instituto em relação ao dinheiro que é recebido por ele para administrar – completou.
Com o aumento do nível, aumenta-se o grau de exigência. A partir do certificado nível 3, a auditoria do Pró-Gestão no Angraprev passa a ser anual (nos níveis 1 e 2, a auditoria é feita a cada três anos). Para a obtenção do nível 4, o Angraprev precisará cumprir com todos os 24 requisitos (para o nível 3, é preciso cumprir o mínimo de 21 requisitos; para o nível 2, 19 requisitos; e para o nível 1, 17 requisitos).