ANGRA DOS REIS
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, em parceria com a Prefeitura de Angra dos Reis, a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Físicos de Angra dos Reis (Apadef), a Secretaria de Educação, Saúde, Esportes e os Centro de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros específicos, darão início ao Abril Marrom. Será um mês repleto de ações nos bairros, com o objetivo de prevenir doenças visuais. O tema da campanha deste ano é “O seu olhar muda o mundo – cuide dele”.
O mês de abril traz consigo uma importante campanha de conscientização sobre a saúde visual, conhecida como Abril Marrom. Essa iniciativa tem como objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das doenças oculares, promovendo assim uma melhor qualidade de vida para todos. Em Angra dos Reis, serão realizadas diversas atividades nos bairros, com foco na prevenção das doenças visuais.
PROGRAMAÇÃO EM PARCERIA
A programação do Abril Marrom é promovida pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Esporte e Lazer, Saúde e Educação, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (APADEV), a Fundação Leão XIII, o Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual (CAP) e a Escola Municipal de Deficientes Visuais (EMDV). O objetivo principal das ações é conscientizar a sociedade sobre a importância de dar atenção aos olhos e fazer um acompanhamento mais próximo das doenças oculares, que podem levar à cegueira, sendo que 60% delas são tratáveis.
A visão é um dos sentidos mais importantes para a qualidade de vida e independência das pessoas. Por isso, é fundamental que a população esteja ciente dos cuidados necessários para manter a saúde dos olhos em dia. Além disso, o diagnóstico precoce de doenças oculares pode evitar complicações graves e até mesmo a perda irreversível da visão.
O Abril Marrom também é uma oportunidade para destacar a importância da inclusão e acessibilidade para as pessoas com deficiência visual. Promover ambientes e serviços acessíveis é essencial para garantir que todos tenham igualdade de oportunidades e possam desfrutar plenamente de seus direitos.
Todas as atividades do Abril Marrom contarão com a presença de uma equipe da Secretaria de Saúde, que realizará atendimentos como medição de pressão arterial, glicose, testes rápidos e outros. Profissionais também estarão disponíveis para prestar esclarecimentos sobre benefícios assistenciais e fornecer orientações jurídicas. Além disso, uma equipe promoverá atividades físicas, visando a promoção da saúde e bem-estar.
MÊS DE PREVENÇÃO
Castanho é a cor dos olhos da maioria dos brasileiros e serviu de inspiração para a campanha Abril Marrom. Além disso, doenças como glaucoma, diabetes e catarata também podem causar a perda da visão. No caso das crianças, as principais causas são glaucoma congênito, toxoplasmose ocular congênita e retinopatia da prematuridade.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados se as pessoas consultassem um oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Estima-se que 95 milhões de pessoas no mundo são cegas ou têm deficiência visual, de acordo com a OMS.
PROGRAMAÇÃO ABRIL MARROM
Dia: 12/04 – Local: Parque Mambucaba
Local: CEMEI – Horário: 09h
Dia:16/04 às 9h – Na Praça da Porteira na Japuíba
Dia: 19/04 às 9h na Rodoviária no bairro Jacuecanga
Dia: 25/04 às 9h na Vila do Abraão na Ilha Grande
Dia: 26/04 – Palestra na Câmara de Vereadores com a médica Oftamologista, Cleide Bottari, ás 9 horas, na Câmara de Vereadores