ANGRA DOS REIS
Angra dos Reis sediou nesta quinta-feira (8) o primeiro dia do Connected Smart Cities Regional Litoral (CSC) 2024, realizado no Iate Clube Aquidabã das 9h às 18h. O evento, organizado pela empresa Necta em parceria com a Prefeitura de Angra dos Reis, abordou soluções e inovações para transformar cidades litorâneas em ambientes mais inteligentes e conectados.
Durante o evento, houve a assinatura de um convênio (acordo de cooperação técnica) do Parque Tecnológico do Mar de Angra dos Reis com o Cluster Tecnológico Naval do Estado do Rio de Janeiro, que reúne mais de 100 empresas nacionais e internacionais.
O encontro contou com mais de 40 palestrantes distribuídos em dois palcos simultâneos, nove painéis e mais de 10 horas de conteúdo, com 10 expositores apresentando soluções tecnológicas para cidades do litoral e do Brasil. Nesta sexta-feira (9), segundo dia do evento, está prevista uma visita guiada às soluções tecnológicas implantadas em Angra dos Reis.
Os temas discutidos nas palestras incluíram turismo inteligente, iluminação pública e smart cities, economia do mar, parcerias público-privadas (PPPs), concessões para o desenvolvimento urbano e mobilidade sustentável. Entre os destaques, foram apresentadas soluções inovadoras para tornar destinos turísticos mais acessíveis e sustentáveis, projetos de iluminação pública autossustentáveis, estratégias para a descarbonização de frotas e incentivo ao uso de bicicletas.
Estiveram presentes no evento o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão; a deputada estadual, Célia Jordão; o secretário de Planejamento e Parcerias da Prefeitura de Angra dos Reis, André Pimenta; o subsecretário de Estado de Energia e Economia do Mar do Estado do Rio de Janeiro, Felipe Peixoto; o country manager da Enel X no Brasil, Francisco Scroffa; dentre outros convidados.