ANGRA DOS REIS
O programa Minha Oportunidade Pro, em Angra dos Reis, promoveu no início desta semana um encontro dos 200 jovens alunos. Durante os primeiros seis meses, metade dos jovens participaram dos cursos do Senai, enquanto a outra metade seguiu em oficinas oferecidas pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que têm foco no desenvolvimento humano e vocacional. Agora, os grupos serão invertidos, para que todos possam ter a experiência completa.
As atividades são realizadas tanto em uma secretaria da Prefeitura, onde serão alocados, quanto nos locais dos cursos oferecidos pelo Senai e pelo CIEE. Os cursos acontecem na Casa da Juventude, no Senai de Jacuecanga e no Parque Mambucaba. Além da oportunidade de capacitação, os jovens recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 600 e o valor da passagem.
MARCO PARA OS JOVENS QUE CONCLUÍRAM UMA ETAPA
Segundo o secretário-executivo da Juventude de Angra os Reis, William Gama, esse encontro é um marco para os jovens que concluíram uma etapa. “Agora, eles seguem para novas experiências e capacitações relacionadas ao mercado de trabalho”, contou o secretário, ressaltando que o programa é pioneiro e destaque no Brasil por preparar os jovens para um futuro profissional. “Estamos certos de que quando terminar esse período do Minha Oportunidade Pro, os jovens sairão preparados para conseguir uma boa colocação profissional e capacitados com tudo que aprenderam ao longo do programa”, completou Gama.
O secretário lembrou ainda, que, o programa Minha Oportunidade Pro é uma importante iniciativa da Prefeitura de Angra, criado pela Secretaria Executiva da Juventude, para oferecer oportunidades de capacitação e inserção no mercado de trabalho aos jovens do município, visando o desenvolvimento pessoal e profissional dessa parcela da população. Os participantes inscritos no programa têm uma carga horária semanal de vinte horas ao longo de um ano, divididas entre atividades práticas e teóricas.