Angra dos Reis tem o maior número de mortes por febre amarela no estado

0

ANGRA DOS REIS
A Subsecretaria de Vigilância em Saúde do Estado, através da Secretaria de Saúde, divulgou o balanço da febre amarela neste ano. Ao todo foram registrados 74 casos de febre amarela silvestre em humanos, sendo 33 óbitos. Valença e Angra dos Reis lideram o número de casos e mortes pela doença, com 29 casos e 13 óbitos somadas as duas cidades. O maior número de vítimas fatais, sete, foi registrado no município da Costa Verde.

Além dos dados oficiais, Angra dos Reis tem três mortes suspeitas da doença. Uma é de um turista chileno de 35 anos, morto na última sexta-feira, dia 16. O homem teria ficado cerca de um mês na cidade, inclusive foi à Ilha Grande – área onde a maioria dos casos foi registrada. Outro também é chileno, de 20 anos, que morreu na manhã desta terça-feira. Uma adolescente, moradora da Ilha Grande, morreu em um hospital no Rio.

Segundo informações da assessoria de comunicação da prefeitura de Angra, ela teria dado entrada no Hospital Geral da Japuíba, inicialmente com um quadro de infecção urinária, mas em seguida foi tratada como paciente com suspeita de febre amarela e transferida para uma unidade de saúde da capital.
Ainda segundo a assessoria do governo municipal de Angra, nem a jovem de 16 anos, moradora da Praia de Matariz, nem o turista de 35 anos haviam se vacinado contra a doença e os casos estão sob análise sorológica. Não houve maiores informações sobre o segundo chileno.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Angra, 98% da população da Ilha Grande foi vacinada. A campanha de imunização continua com postos fixos por todo o município e equipes volantes percorrendo os locais de difícil acesso, como a própria Ilha Grande e o sertão de Mambucaba.
A Secretaria de Saúde e a Defesa Civil, através de seu porta-voz, Lauro Santana, solicitaram por meio de um áudio, compartilhado em aplicativos de mensagens instantâneas (WhatsApp e afins), que a população que ainda não havia se vacinado procurasse se imunizar o quanto antes.

DOENÇA EM MACACOS
O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde também divulgou os casos de febre amarela confirmadas em macacos. Ao todo foram 10, sendo que sete deles foram encontrados em cidades do Sul Fluminense. São elas: Angra dos Reis (na Ilha Grande), Barra Mansa, Miguel Pereira, Valença, Paulo de Frontin, Paraty e Volta Redonda. Os demais foram achados em Niterói, Região Metropolitana do Rio, Araruama, Região dos Lagos e em Duas Barras.

FEBRE AMARELA NO ESTADO
– 17 casos – Valença, sendo seis óbitos
– 12 casos – Angra dos Reis, sendo sete óbitos
– 9 casos – Teresópolis, sendo cinco óbitos
– 7 casos – Nova Friburgo, sendo três óbitos
– 6 casos – Sumidouro, sendo dois óbitos
– 5 casos – Cantagalo, sendo três óbitos
– 4 casos – Duas Barras
– 3 casos – Rio das Flores, sendo dois óbitos
– 2 casos – Carmo, sendo um óbito
– 2 casos – Maricá, sendo um óbito
– 1 caso – Miguel Pereira, sendo um óbito
– 1 caso – Vassouras
– 1 caso – Paraíba do Sul, sendo um óbito
– 1 caso – Paty do Alferes
– 1 caso- Engenheiro Paulo de Frontin, sendo um óbito
– 1 caso- Mangaratiba
– 1 caso – Petrópolis

Deixe um Comentário