ANGRA DOS REIS
Angra dos Reis será uma das primeiras cidades inteligentes do Brasil e, com isso, se tornará referência mundial. Para isto, a prefeitura autorizou, em uma cerimônia na semana passada, o início da implantação do projeto que vem sendo desenvolvido há mais de três anos pelo município. A autorização foi assinada pelo prefeito, pelos secretários-executivos de Planejamento e Gestão Estratégica e o de Obras, além do presidente da Enel X.
O Cidade Inteligente foi englobado no projeto da PPP de Iluminação Pública gerenciado pela Enel X, vencedora da licitação da Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, via receitas acessórias. A Enel X aceitou explorar as receitas acessórias do Cidade Inteligente sem custo algum para o município. “Nosso objetivo é promover uma cidade realmente inteligente e moderna, com benefícios para a população que mora aqui e que nos visita”, frisou o prefeito.
SALTO TECNOLÓGICO
O projeto Cidade Inteligente promoverá um salto tecnológico e de inovação em Angra dos Reis, com estacionamento rotativo digital, a partir do celular de fácil acesso e menor custo, além da ampliação da rede de fibra ótica cobrindo quase toda a área, interconectando todas as unidades administrativas, de educação, saúde e de assistência social. Disse o presidente da Enel X que é um privilégio o anúncio da autorização do início do projeto Cidade Inteligente. “Angra vai ser a primeira cidade de todo o país com muitas tecnologias”, disse.
O Cidade Inteligente ainda prevê a ampliação da cobertura de videomonitoramento, com 200 câmeras entre fixa, móvel e de leitura de placa de veículos, além de 50 câmeras com identificação facial aprimorando as políticas de segurança pública. O município ainda contará com 15 praças conectadas e modernas com árvore de energia solar, totem de segurança pública e internet gratuita, além de diversas aplicações ambientais para melhor gestão de risco de desastres naturais como estação meteorológica, marégrafo, sensor UV, medidor de qualidade do ar, entre outros.
OUTROS INVESTIMENTOS
O secretário-executivo de Planejamento e Gestão Estratégica explicou que o projeto vem sendo trabalhado pelo município com a missão de trazer inovação e modernização para a cidade, sem retirar recursos da saúde, educação, assistência social e outros investimentos. “Seremos referência no Brasil pelo modelo de negócio adotado”, disse.
Para o secretário de Governo, com a implantação do projeto, Angra se tornará um case mundial. “Esta é mais uma etapa da política de legado promovida pelo nosso governo, visando uma Angra de oportunidades e qualidade de vida para seus moradores e visitantes”, finalizou.