ANGRA DOS REIS
As últimas horas foram de chuva intensa na região e causaram transtornos na cidade. A Defesa Civil está em alerta devido ao grande volume pluviométrico registrado. De acordo com o órgão, o volume de chuva em 24 horas chegou a 140 milímetros na área continental de Angra e a 280 milímetros na Praia do Abraão, na Ilha Grande. Números acima do tolerado para um dia.
“Nós já ficamos em alerta a partir dos 100 milímetros de chuva. No Abraão choveu 280 milímetros nas últimas 24 horas, quase o triplo dessa margem de alerta. Então nós estamos fazendo o monitoramento, principalmente nas últimas horas pela saturação do solo”, afirmou o porta-voz da Defesa Civil, Lauro de Oliveira Santana, lembrando que pelo volume de água ainda havia riscos de deslizamentos de terra nas próximas horas mesmo sem chuvas.
Dados da Defesa Civil apontam que mais de 70 mil moradores estão em áreas consideradas de risco em Angra dos Reis. Ainda de acordo com o órgão, residentes de 33 bairros receberam sinal de alarme, quando são orientados a deixar suas casas e irem para um local seguro (casa de familiares ou pontos de apoio). Os demais receberam mensagens via SMS alertando sobre os perigos das chuvas dos últimos dias.
DESLIZAMENTO DE TERRA E QUEDA DE ÁRVORES
A chuva também causou deslizamentos de terra e blocos de pedras, além da queda de árvores em diversos pontos da cidade. Ao longo do dia, a Defesa Civil trabalhava para solucionar os problemas. Na Estrada do Contorno, o trânsito ficou prejudicado pela queda de árvores. Na Rodovia Rio-Santos, próximo ao condomínio Mombaça, houve um deslizamento de barreira. Por esse motivo, o trânsito chegou a fluir em meia pista. Na noite de quarta-feira equipes da Defesa Civil tentaram desobstruir a passagem, mas por falta de condições, principalmente pela pouca luminosidade não conseguiram efetuar o serviço. Até a publicação desta nota, motoristas tinham que desviar da terra que ficou sobre a pista, chegando a invadir a contramão. Tanto neste como em outros acontecimentos não houve feridos ou perdas materiais, segundo a Defesa Civil.
INEA EMITE ALERTA PARA O RIO MAMBUCABA
A volumosa chuva que atingiu Angra dos Reis nas últimas horas fez com que o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) colocasse o Rio Mambucaba em estado de atenção. A expectativa é de que a chuva continue persistente até esta quinta-feira. Sendo assim, o Inea solicitou que a população que mora nas proximidades do Rio Mambucaba fique em alerta por conta de um possível transbordamento.