Angra dos Reis realiza XIII Conferência Municipal de Saúde

Evento reúne representantes da sociedade civil e poder público para debater avanços e desafios do SUS no município

Por Carol Macedo
photo 2025 07 12 15 00 25

ANGRA DOS REIS

Teve início neste sábado, dia 12, no auditório da Universidade Estácio de Sá, a XIII Conferência Municipal de Saúde de Angra dos Reis. Com o tema ‘Saúde não é um negócio. É direito’, o evento segue até domingo, dia 13, e tem como objetivo avaliar os serviços de saúde oferecidos no município, propor diretrizes para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e colaborar na elaboração do Plano Municipal de Saúde para os próximos anos.

Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, a conferência reúne representantes da gestão pública, profissionais da saúde, usuários do sistema, sindicatos e lideranças comunitárias.

Durante a abertura oficial, o prefeito Cláudio Ferreti destacou a importância da participação popular na construção das políticas públicas da área. “Esse é um momento de escuta e construção coletiva. É ouvindo a população, os profissionais da saúde e os conselhos que conseguimos avançar e garantir um serviço cada vez mais eficiente e humanizado. Nosso compromisso é com uma saúde pública de qualidade, que atenda a todos com dignidade. Lutamos para melhorar a saúde do município todos os dias”, afirmou o prefeito.

A secretária executiva de Atenção Primária, Mariana Barbosa, reforçou o papel da conferência como espaço democrático para a escuta e construção de propostas. “Estamos aqui reunidos para tratarmos a saúde do nosso município. Essa é uma oportunidade para avaliarmos os avanços que tivemos, mas também os desafios que ainda precisamos enfrentar. A escuta ativa da população é essencial para que possamos ajustar e melhorar os serviços prestados pelo SUS em nossa cidade e saber como devemos seguir”, disse.

Durante os dois dias de programação, os participantes irão debater temas centrais da saúde pública municipal, distribuídos em quatro eixos: Fortalecimento da Atenção Básica e do cuidado territorializado; Saúde Mental e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS); Participação social e democracia no SUS; e Determinantes sociais da saúde e intersetorialidade.

As contribuições discutidas durante a conferência devem nortear a formulação de políticas públicas baseadas nos princípios de universalidade, equidade e integralidade do SUS.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos