ANGRA DOS REIS
Iniciado em janeiro de 2023, a partir da ideia de uma funcionária do Hospital Municipal da Japuíba (HMJ), o Coral do HMJ chega à metade do ano com apresentações em vários setores do hospital, reunindo participantes de dentro e de fora dele, com o objetivo de levar mensagens de esperança e positividade por meio de canções ao vivo, apresentadas com um violão e muitas vozes.
Inicialmente, a ideia era formar um coral apenas com funcionários do HMJ, mas a ideia foi mudando ao longo do tempo e dos ensaios, que começaram a acontecer em janeiro deste ano. Hoje, o único pré-requisito para participar do grupo, que se apresenta às terças-feiras, a partir das 18h, é força de vontade e alegria.
– Não precisa saber cantar. É necessário apenas dedicação e muito amor. Hoje qualquer um pode participar, não só funcionários do HMJ. Estamos com as portas abertas para todos – explica a cirurgiã-dentista Thabata Targa de Oliveira, de 26 anos, uma das primeiras participantes a acreditar na ideia do coral.
De acordo com a cirurgiã-dentista, as pessoas que assistem à apresentação do coral ficam muito emocionadas, mas lágrimas de emoção e de alegria não ficam restritas apenas à plateia especial que recebe os coralistas.
– O objetivo do coral é levar uma palavra de conforto e tentar deixar o ambiente do hospital mais alegre para os pacientes. Gosto de dizer que, às vezes, parece que faz mais bem para nós, voluntários, do que para eles. É um verdadeiro aprendizado – resume Thabata.