ANGRA DOS REIS
As celebrações do Dia da Consciência Negra terão uma extensa programação em Angra dos Reis. Coordenada pela Secretaria de Cultura e Patrimônio, a data, como todos os anos, é comemorada com muita representatividade e simbolismo. A programação terá início neste sábado, dia 16, no Quilombo Santa Rita do Bracuí, com café quilombola, contação de histórias, oficinas, entre outras atividades.
Já a quarta-feira, dia 20, data que homenageia Zumbi dos Palmares, contará com uma série de celebrações alusivas ao Dia da Consciência Negra. As atividades serão concentradas na Praça Zumbi dos Palmares, no Centro da cidade. Com esta semana especial de atividades, o objetivo é incentivar a valorização da herança africana no Brasil e reforçar a necessidade de um olhar inclusivo para o futuro.
“O Dia da Consciência Negra é dedicado ao combate contra o racismo e todo o mal que ele causa ao nosso país. É uma data para que possamos combater práticas racistas e relembrar todos aqueles que no passado dedicaram suas vidas no combate à escravidão. Claro que uma postura contra o racismo não deve ocorrer apenas no dia 20 de novembro, mas deve pautar nossas vidas durante todos os dias do ano”, comentou o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara.