ANGRA DOS REIS
O último fim de semana foi de vitória no xadrez para Angra dos Reis. É que, durante dois dias de competição, 25 e 26, em Laranjeiras, no Rio, Arthur Bernardo Reimberg, que completou 9 anos no último sábado, primeiro dia do torneio, se sagrou vice-campeão. O evento reuniu a base do xadrez estadual, categorias sub 8 a sub 20, ou seja, o futuro do xadrez nos próximos anos.
A cidade de Angra dos Reis foi representada nessa competição pelos alunos do treinador Richard Mar, mas neste ano somente um competidor, Arthur Bernardo, representou o município. Ele, que iniciou no xadrez em maio do ano passado, vem impressionando jogadores mais experientes e colhendo bons resultados em suas participações nos torneios, como o vice-campeonato nesta competição.
Até o momento, Artur tem em seu currículo de jogador, quatro competições, sendo duas oficiais, o Estadual de menores de 2021 e do deste ano, um Regional Aberto e um Regional Escolar. No Estadual do ano passado Arthur participava pela primeira vez de um torneio e mesmo com cinco meses de aula surpreendeu a todos, empatando em pontos com o terceiro lugar, porém ficando atrás no critério de desempate. Após mais essa conquista de vice-campeão, Arthur se prepara para seu primeiro torneio valendo rating Fide da Federação internacional de Xadrez, em julho, mas o foco principal do ano é o Regional Sudeste que dá ao campeão o título de mestre nacional e vaga para o Brasileiro de 2023.
BOAS PARTIDAS
No campeonato deste ano, Arthur realizou boas partidas, como no Regional Aberto contra adultos e em maio se consagrou campeão escolar vencendo todos os jogos na categoria Fundamental, Anos iniciais, reunião de alunos do 3º ao 5º ano. E no último fim de semana, depois de uma preparação específica ao longo desses meses, Arthur voltou ao Estadual e se consagrou vice-campeão sub 10, perdendo apenas um jogo, que foi para o campeão do ano passado, que também se consagrou campeão 2022. “O xadrez sempre me possibilitou diversas experiências bacanas. Já tive experiência em todos os níveis de torneios, como jogador ou como instrutor e esse foi até o momento melhor resultado de um aluno meu”, destacou o técnico da equipe de Angra, Richard Marx.