ANGRA DOS REIS
O plano Mais Água em Angra foi anunciado na última semana pela prefeitura. A ação será um conjunto de medidas planejadas para garantir o abastecimento de água na cidade, independente das condições climáticas. O projeto foi elaborado com base em um cronograma de curto, médio e longo prazo com intervenções ocorrendo entre 2025 e 2028. O investimento neste primeiro ano será de R$ 100 milhões.
As primeiras ações já estão em andamento e devem ser concluídas em seis meses. São elas: entrega da Estação de Tratamento de Água do Bracuí; desassoreamento da barragem do Pedrão e impermeabilização da barragem da Toca do Morcego; construção de nova rede adutora na Gamboa do Belém; e desassoreamento da barragem da Banqueta.
Para as obras de médio e longo prazo será necessário ocorrer todos os trâmites legais, como elaboração de projeto, licitação e licenciamento. A prefeitura contratou uma empresa para realizar um estudo técnico de viabilidade hídrica, com conclusão prevista para julho.
A avaliação fornecerá informações detalhadas para a execução das obras, com dados sobre os mananciais com capacidade para abastecer os bairros.
Estarão à frente do plano Mais Água em Angra o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), a Secretaria Extraordinária de Infraestrutura e a Secretaria de Desenvolvimento Regional.