>
renascer ead digital

Angra 2 completa 20 anos de operação comercial

Por Franciele Aleixo
728x90 seguranca

ANGRA DOS REIS

Com potência de 1.350 megawatts (MW), capaz de atender ao consumo de uma cidade de dois milhões de habitantes, como Belo Horizonte; Angra 2 há 20 anos entrava em operação comercial. Desde primeiro de fevereiro de 2001, a usina já resultou na geração total de mais de 200 milhões de megawatts-hora (MWh), número alcançado em junho de 2020.

Logo que foi conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), Angra 2 já demonstrou sua relevância. Na época, o Brasil passava por uma grave crise energética, e a usina foi fundamental para reduzir o impacto do racionamento de energia que estava em vigor, pois permitiu a economia da água dos reservatórios das hidrelétricas.

Em 2017, Angra 2 bateu seu recorde de produção de energia bruta com 11.535.500 MWh gerados. No ano passado, a unidade gerou 9.448.896 MWh, alcançando fatores de disponibilidade de 80,18% e de capacidade de 79,44%. Além disso, o indicador de taxa de perda forçada fechou o último ano em 0,02%. Esse número baixíssimo demonstra que as práticas operacionais e de manutenção da usina estão de acordo com o que há de melhor na indústria nuclear.

De acordo com o diretor de Operação e Comercialização da Eletronuclear, João Carlos da Cunha Bastos, a Usina completou 24 meses sem nenhum desligamento imprevisto. “Trata-se de um marco importante, fruto do trabalho que fizemos ao longo dos últimos três anos para sanar pequenos defeitos na usina. Quando não se tem desarmes, isso significa que a planta está operando com graus de segurança e confiabilidade altíssimos”, frisa.


Usina eficiente

O executivo acrescenta que, nessas duas décadas, Angra 2 provou ser uma usina eficiente, tendo ficado entre as dez plantas nucleares de maior geração do mundo mais de uma vez, à frente, inclusive, de unidades com potência superior. “Angra 2, juntamente com Angra 1, opera na base do sistema com uma confiabilidade muito grande, o que proporciona estabilidade ao sistema interligado”, explica João Carlos.

Por falar em Angra 1, a primeira usina da central nuclear de Angra dos Reis também teve uma performance significativa em 2020. A unidade produziu 4.603.623 MWh de energia elétrica bruta, atingindo fatores de disponibilidade de 82,39% e de capacidade de 81,26%.

O presidente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, afirma que o bom resultado de Angra 2 – e também de Angra 1 – é consequência da dedicação dos profissionais da empresa ao longo dos anos e também no presente. “Temos um corpo funcional comprometido, que tem se superado durante a pandemia para manter nossas usinas operando com excelência e continuar o trabalho nos demais empreendimentos da empresa. Isso é motivo de orgulho para toda a organização”, conclui.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos