Angra 1 será desligada neste sábado para reabastecer combustível

0

ANGRA DOS REIS

Neste sábado, dia 11, a zero hora, a Eletronuclear vai desconectar a usina nuclear Angra 1 do Sistema Interligado Nacional (SIN) para efetuar reabastecimento de combustível. Trata-se de uma parada programada, em comum acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), com duração programada para 37 dias. Cerca de um terço do combustível nuclear será recarregado, além de serem realizadas atividades de inspeção e manutenção periódicas e também instalações de diversas modificações de projeto, que precisam ser feitas com a usina desligada.
No total, 4.354 tarefas foram programadas para o período. Para executá-las, foram contratadas empresas nacionais e internacionais, que irão disponibilizar 1.200 profissionais, sendo 102 estrangeiros, para atuar em conjunto com os profissionais da Eletronuclear.
Além do reabastecimento, destacam-se, dentre as tarefas previstas, melhorias técnicas nos transformadores principais de 500 kV para aumento de confiabilidade, revisão geral da chave de conexão da usina ao SIN, troca do rotor da excitatriz do gerador elétrico principal, teste de performance de descarga dos bancos de baterias principais, teste de inspeção nos tubos dos geradores de vapor e manutenção e inspeção por ultrassom em uma das turbinas de baixa pressão. Também serão realizadas inspeções com levantamento de dados visando à extensão da vida útil de Angra 1.
Durante o período, o ONS despachará a energia de outras usinas do sistema interligado de forma a garantir um abastecimento seguro de energia elétrica para o país. As paradas de reabastecimento ocorrem, aproximadamente, a cada 12 meses e são programadas com pelo menos um ano de antecedência, levando-se em consideração a duração do combustível nuclear e as necessidades do SIN.
NOVA SEDE DA CCCEN
Nesta sexta-feira, dia 10, às 15 horas, será inaugurada a nova sede do Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear (CCCEN) – órgão da Defesa Civil estadual responsável pelas ações do Plano de Emergência Externo (PEE) da central nuclear de Angra dos Reis. O CCCEN ficará localizado no 3º andar do Shopping Piratas (Estrada do Marinas 91, Centro), no município.
O presidente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, estará presente na ocasião. Além dele, participará do evento o secretário de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro, Roberto Robadey Costa Júnior, entre outras autoridades.
CALENDÁRIOS
Na mesma data, a Eletronuclear lança a exposição de calendários da empresa, que fazem parte da campanha de esclarecimento da companhia sobre o plano de emergência. A mostra também ocorrerá no Shopping Piratas, que funciona diariamente das 10 às 22 horas. A exibição resgata a história dessas publicações, evidenciando a diversidade dos temas abordados ao longo dos anos.
A cada ano, aproximadamente 60 mil exemplares do calendário são distribuídos em Angra e Paraty. O objetivo é divulgar informações sobre o plano, incluindo orientações para os moradores em caso de emergência.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !