RIO
João Amoêdo, candidato do Novo à Presidência da República, e Marcelo Trindade, candidato governo do Rio, participaram de caminhada hoje pelo calçadão e pela areia na Praia de São Francisco, em Niterói. Amoêdo ressaltou a importância da despoluição da Baia de Guanabara e de escolhas técnicas para gestores responsáveis por executar políticas públicas, enquanto Trindade destacou a necessidade de privatização da Cedae e a ampliação do transporte por barcas.
Para a Amoêdo, é uma pena que os programas de despoluição da Baía de Guanabara não foram bem-sucedidos. Segundo o candidato, problemas como esse reforçam a mensagem do Novo, a convicção de que é preciso fazer uma gestão técnica por pessoas competentes, que cuidem da execução das políticas públicas. Amoêdo avalia que indicações políticas, muitas vezes, colocam pessoas que não são capacitadas para gerir os projetos.
Trindade reforçou a importância do tema, acrescentando que é preciso privatizar a Cedae, o que viabilizará, por exemplo, a utilização plena da Baía de Guanabara. “Um dos temas que temos falado muito é a privatização da Cedae, para atingir a universalização do serviço de saneamento no estado, para que esse patrimônio maravilhoso (a Baía de Guanabara) possa ser integralmente aproveitado, essa riqueza possa ser gerada”, avaliou.
Ampliação do serviço de transporte por barcas
O candidato do Novo ao governo do Rio disse ainda que o serviço de barcas precisa atingir mais pontos da Baía de Guanabara. “Precisamos ampliar o sistema de barcas, com o máximo possível de competidores e nada de monopólio privado, para o sistema se viabilizar economicamente por um lado, mas, por outro lado, a custo mais acessível para os usuários”, ponderou Trindade.
Antes da caminhada com Amoêdo na Praia de São Francisco, Trindade fez corpo a corpo no Mercado São Pedro e visitou o Parque da Cidade, onde ocorrem os saltos de parapente.