América Tereza se desincompatibiliza da FIA para seguir como pré-candidata a federal

0

VOLTA REDONDA/ ESTADO

Nesta sexta-feira, dia 6, a ex-vereadora América Tereza foi exonerada da presidência da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA). Ela se desincompatibilizou do cargo para poder concorrer a uma vaga na Câmara Federal nas eleições de outubro. Do MDB, a pré-candidata disse que não tem como desvincular o tempo em que ficou à frente da FIA com o que terá de propostas durante a campanha. Segundo ela, a área social será um dos pontos de seu mandato, caso seja eleita. Para seu lugar, na fundação, Tereza indicou a também ex-vereadora, a médica Neuza Jordão.

Tereza está há 15 anos no partido e colocou seu nome para a disputa na Câmara Federal pela terceira vez. Questionada sobre o que espera dessas eleições, por conta dos escândalos políticos, a pré-candidata disse que será um ano atípico. “Ainda acredito que as pessoas vão votar. Há um desgaste de partidos, mas a trajetória de cada um precisa ser analisada. Passei por cinco mandatos na Câmara de Vereadores onde ocupei a presidência, fiquei na prefeitura um pouco, me candidatei a prefeita, entrei em janeiro do ano passado na FIA”, falou Tereza.

Dentro da fundação, América Tereza disse que sai com a certeza de ter feito um bom trabalho, mesmo com as dificuldades financeiras enfrentadas pelo estado. Ela enumerou algumas conquistas na FIA desde quando assumiu. Citou a criação de um departamento para analisar as prestações de contas das entidades conveniadas na fundação. “Eram R$ 300 milhões sem análise de contas e, quando cheguei, instituímos esse departamento para deixar mais transparente. Além disso, havia um pedido do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente para implantar no estado um sistema de informação da criança e do adolescente, destinado aos Conselhos Tutelares. E também conseguimos aderir”, contou, completando que os primeiros municípios já receberam capacitação, como Barra Mansa, Volta Redonda, Quatis, do Sul Fluminense.

Como ações de pré-candidatura, Tereza pretende trabalhar sua campanha focando na área social. “Como vim para essa missão na FIA e durante minha vida sempre trabalhei a questão da mulher, das crianças, não posso deixar de lado essa área, que é hoje muito esquecida. Vi coisas na FIA que não tinha vivenciado ainda”, destacou, completando que se eleita buscará articulações em ministérios em Brasília para conseguir liberação de verbas para a região Sul Fluminense.

INDICAÇÃO DE NEUZA

Tereza contou que Neuza Jordão já era assessora da presidência e decidiu indicá-la a seu cargo porque é a pessoa mais preparada para assumir. “Ela já está por dentro de tudo que está sendo desenvolvido e dará continuidade ao que já foi iniciado”, concluiu.

 

 

 

Deixe um Comentário