Ambev e VW Caminhões e Ônibus consolidam termo de cooperação para uso da frota elétrica durante a IAA

0

RESENDE

Terminou nesta quinta-feira, 27, em Hannover, na Alemanha, a 67ª edição da IAA – Comercial Vehicle, a maior mostra de veículos comerciais do mundo que abordou a questão de como será o futuro dos veículos comerciais. O evento internacional foi cenário de um importante avanço para o setor de transporte nacional com a consolidação da futura produção de caminhões elétricos pela VW Caminhões e Ônibus, atendendo a demanda da Cervejaria Ambev. Após anunciar no Brasil a parceria para produção da frota dos veículos, ocorreu durante a IAA a assinatura do termo de cooperação global entre a cervejaria e a fabricante automotiva para o desenvolvimento de um modelo de negócio de mobilidade elétrica.

O anúncio na IAA foi feito recentemente pela diretoria da VW Caminhões e Ônibus e por Guilherme Gaia, diretor de sustentabilidade e suprimentos da  Cervejaria Ambev, na presença de Andreas Renschler, CEO do Grupo Traton. O objetivo das empresas é somar forças para viabilizar a utilização da propulsão elétrica na distribuição urbana de produtos e criar um benchmarking em sustentabilidade para o mercado logístico global, contemplando a operação do caminhão VW e-Delivery e seu abastecimento por meio de fontes de energia sustentáveis.

A IAA abordou, dentre outros ramos da indústria, a automação e conectividade, proteção e segurança, proteção ambiental, mobilidade elétrica e novos conceitos de logística e tráfego para as cidades do futuro. A tratativa foi revelada exatamente um mês após a Cervejaria Ambev anunciar que terá mais de 1/3 da frota parceira composta por caminhões Volkswagen elétricos até 2023. A iniciativa envolve 1.600 veículos movidos à energia limpa e é a maior do tipo já divulgada no mundo. “Firmar este compromisso em uma feira internacional e que traz a mobilidade sustentável como grande tema desta edição é inserir definitivamente a tecnologia da VW Caminhões e Ônibus na rota de desenvolvimento mundial e, mais do que isso, de viabilidade da aplicação elétrica”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

Já Guilherme Gaia, diretor de sustentabilidade e suprimentos da Cervejaria Ambev, disse que o sonho de criar as bases para a mobilidade elétrica, em prol da sustentabilidade, é cada dia mais real. “E com este compromisso reafirmamos nossa parceria para prover novas tecnologias e processos desenvolvidos no Brasil e que podem ser benchmarking para o mercado global. Sustentabilidade não faz parte do nosso negócio, ela é o nosso negócio”, comenta.

CAMINHÕES

Com a parceria entre Cervejaria Ambev e Volkswagen, 1.600 caminhões VW elétricos serão utilizados na distribuição de bebidas até 2023. O primeiro caminhão a integrar essa frota será o VW e-Delivery, o modelo será recarregado com 100% de energia elétrica proveniente de fontes limpas, como eólica e solar. Esse é o primeiro caminhão leve 100% elétrico da América Latina com zero emissão de CO2, NOX e micro particulados.

 

Deixe um Comentário