RESENDE
Hoje, dia 11, ocorre na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), a passagem de comando. Por conta do contexto de pandemia da Covid-19, a cerimônia interna, a ser realizada na Biblioteca Marechal José Pessôa, acontece de forma restrita, sem a presença de público externo e familiares.
O novo Comandante, o General de Brigada, Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, sucederá o General Dutra. Pimentel será o 44º a comandar a AMAN. Antes, esteve à frente da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, sediada em Santa Maria – RS.
General Dutra, esteve no comando da Academia de 2018 a 2020. Agora será o Comandante do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro, com sede em Goiânia-GO.
Currículo do novo Comandante
Nascido em 04 de fevereiro de 1968, em Ponta Porã, MS, incorporou às fileiras do Exército em 1982, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), sendo declarado Aspirante-a-Oficial da arma de Cavalaria da AMAN, em 10 de dezembro de 1988.
Além dos cursos de Aperfeiçoamento e de Comando e Estado-Maior e diversos outros cursos pelo Exército, no Brasil, e no exterior, desempenhou as funções de instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficias e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Foi Oficial da equipe de segurança da Presidência da República e Oficial do Gabinete do Comandante do Exército. No exterior, foi Instrutor e Assessor da Escola de Comando e Estado-Maior das Forças Armadas de Honduras, Observador Militar na UNFICHP – Chipre e Chefe dos Observadores Militares no Sudão do Sul (UNMISS).
Diversos reconhecimentos pela sua atuação marcam a carreira do novo Comandante da AMAN.