Aman realiza passagem de 422 novos cadetes

0

RESENDE

Hoje, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realizou a cerimônia de entrada dos novos Cadetes pelo Portão Monumental. Neste ano, 422 alunos, sendo 372 do segmento masculino e 37 do feminino, oriundos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), de Campinas-SP, e 13 Cadetes de Nações Amigas passaram pelos portões da Academia,

Segundo a Aman, são Cadetes das cinco regiões do Brasil, sendo 212 do Sudeste, 81 da Nordeste, 70 do Sul, 33 do Centro-Oeste e 12 de Norte. Também conta com 13 Cadetes de Nações Amigas, sendo 1 Cadete da Bolívia, 2 da Namíbia, 2 do Panamá, 1 do Paragua, 2 de São Tomé e Príncipe, 3 do Senegal, 2 do  Vietnã   e 1  Peru.

O Comandante da AMAN, o General de Brigada, João Felipe Dias Alves, recepcionou os Alunos e seus familiares, além das autoridades. Entre eles, o Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro, o Comandante da Escola de Sargentos das Armas, o General de Brigada Reinaldo Salgado Beato, o General de Brigada  Eugênio Pacelli Vieira Mota,  o Comandante da EsPCEx, Coronel Marcus Augusto Bastos Neuvald, e o Prefeito de Resende, Diogo Gonçalves Balieiro Diniz.

Dias que serão de muito aprendizado para o Cadete Kelwin David, oriundo de Resende. “Estou muito feliz pela oportunidade. Sou filho de Praça do Exército, e darei o meu melhor nesses próximos anos de formação na AMAN”.

Vibrantes, os novos Alunos e demais presentes entoaram a Canção da AMAN.

Em seguida, o Gen Felipe demonstrou a alegria em receber esses jovens Alunos da EsPCEx. “Aqui na AMAN, vocês terão professores, monitores e instrutores preparados e dedicados, que foram selecionados entre os melhores de suas turmas para que pudessem liderá-los. Vocês passarão a integrar o Corpo de Cadetes, a partir de agora, e conviver com Cadetes mais antigos, que também venceram os desafios. Os dias aqui na AMAN não serão fáceis, vocês enfrentarão o itinerário formativo complexo, mas acima de tudo, terão atitudes e  habilidades e adquirirão experiências necessárias para liderar seus homens”, afirmou, Gen Felipe, em seu discurso.

ENTREGA DAS CHAVES

A entrega das chaves dos portões dos novos Cadetes do Claviculário da turma de 2022, Cad Kayo Gabriel dos Santos Mendes, para a Cad Débora Caetano da Silva, a mais nova da Turma General Rodrigo Otávio foi mais um momento significativo da cerimônia.

Realizada desde 1944, a solenidade é  também marcada pela abertura dos portões pelo Comandante da AMAN e pela Cadete Claviculário.

Logo após a passagem, são considerados Cadetes da AMAN, escola militar em que irão permanecer pelos próximos quatro anos, conquistando a estrela de Aspirantes-a-Oficial, em 2026.

“Serão dias de muito aprendizado dentro dessa Casa de Valores. Será muito diferente do que vivemos na EsPCEx, mas cresceremos nessa irmandade”, disse a Cadete da Silva, de Recife.

 

Deixe um Comentário