RESENDE
A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) realiza neste sábado, dia 3, a tradicional cerimônia de entrada dos novos cadetes pelo Portão Monumental. A solenidade acontece às 9 horas, na Esplanada Ministro Dutra. Além do comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), o general de Brigada, Marcus Vinicius Gomes Bonifácio, autoridades militares e civis, além do prefeito Diogo Balieiro Diniz.
A solenidade, realizada desde 1944, é caracterizada pela passagem dos cadetes do 1º ano pelo portão Monumental dos Novos Cadetes, ao lado da entrada principal. A entrada só é aberta uma vez por ano, sempre pelo cadete mais novo.
Os 405 alunos, sendo 371 homens e 34 mulheres, onde 394 são oriundos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas, no interior de São Paulo enquanto 11 são das nações amigas. Eles deverão passar pela entrada e receberão o título de cadete. Os alunos iniciam este ano o Curso Básico e farão parte da Turma “200 anos do Marechal Deodoro da Fonseca”. Este ano, o aluno Gustavo Messala Marquez fará a abertura dos portões.
A passagem pelos portões é um gesto carregado de simbolismo. Significa uma nova etapa desses jovens militares no Exército Brasileiro. Logo após a passagem, enfim, serão considerados cadetes da Aman.