RESENDE
A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) realizou na tarde desta quarta-feira, dia 19, a abertura da 3ª edição do Desafio Internacional Agulhas Negras (DAN). Patrulheiros das três escolas de formação das Forças Armadas Brasileira, a Aeronáutica, Marinha e o Exército e equipes de cinco países da América Latina estarão participando até esta sexta-feira, dia 22, de uma competição e interação em prol de servir o país. A abertura do aconteceu no estádio Mark Clark e na região da Seção de Educação Física da Academia.
De acordo com a organização do Desafio Internacional das Agulhas Negras, serão mais de 36 horas de competição, que tem como um dos objetivos o fortalecimento dos atributos de Camaradagem, Espírito de Corpo, Rusticidade, Coragem e Liderança.
A competição conta com atividades de intenso esforço físico, como marchas a pé de 16 e 12 km, pistas de liderança, tiro e orientação. Também estão programadas 3 oficinas com objetivo de verificar o adestramento das equipes.
O objetivo da atividade, que recebe cadetes do 1º, 2º, 3º e 4º anos da Academia e competidores da Escola Naval, Academia da Força Aérea e das Escolas Militares de Bolívia, Colômbia, Equador, México e Paraguai, é fomentar os laços de camaradagem entre os membros das equipes; desenvolver habilidades militares que contribuirão para o desempenho de funções nas áreas de segurança e defesa; e avaliar a capacidade de trabalho em equipe e liderança dos participantes na solução de problemas em um ambiente simulado de combate.
No ano passado, a equipe da Aman foi a grande campeã na disputa, que reuniu diversos competidores.
DESAFIO DAS AGULHAS NEGRAS
O Desafio Internacional das Agulhas Negras (DAN) é fruto do aprendizado obtido com a participação de cadetes da Aman em outros desafios internacionais de patrulha, dentre elas, West Point, nos Estados Unidos e Chimaltalli, no México. Este ano, a equipe Academia conquistou o 5º lugar entre dez equipes na Chimaltalli, sendo que os três primeiros lugares foram ocupados pelas equipes do México.
No total, serão 88 patrulheiros estarão participando. Cada equipe é composta por 11 integrantes, sendo nove cadetes do segmento masculino e dois cadetes do segmento feminino. Outros dois militares ficam preparados para participarem se a equipe precisar de substituição, sendo eles, um homem e uma mulher.