RESENDE
A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) realizou, nesta quinta-feira, dia 6, a demonstração final da Manobra Escolar 2025, que marca o exercício integrador do Exército Brasileiro. O treinamento, iniciado em 27 de outubro segue até esta sexta-feira, dia 7, com atividade interna, reúne mais de dois mil cadetes, 300 viaturas, cinco aeronaves e o apoio logístico de 60 Organizações Militares, com operações em Resende, Quatis, Itatiaia, Porto Real e Floriano (Barra Mansa).
O evento foi acompanhado pelo comandante da Aman, general de brigada Marcus Vinicius Gomes Bonifacio, e pelo Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), general de Exército Francisco Carlos Machado Silva, que destacou o alto nível de preparo dos futuros oficiais. “A Manobra Escolar é o fecho do ano para os cadetes. Ela permite que cada aluno compreenda as potencialidades das Armas, Quadros e Serviços em um contexto real de operação. É uma oportunidade ímpar de aprendizado e de integração entre os futuros líderes do Exército”, afirmou o general Francisco Carlos Machado Silva.

Cadetes da Aman demonstram integração e preparo em Resende – Divulgação Aman
O exercício, conhecido como “Manobrão”, simula um cenário de conflito armado convencional, integrando as Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Material Bélico e Intendência. O objetivo é testar liderança, coordenação e capacidade de tomada de decisão sob pressão, preparando os cadetes para os desafios do comando militar.
Durante a manobra de demonstração, houve movimentação intensa de tropas e viaturas militares pelas principais vias das cidades envolvidas, além de simulações de tiros de festim e artilharia em áreas controladas. A população foi orientada a seguir as recomendações de segurança e a estar atenta a interdições temporárias de trânsito.
O comandante do Curso Básico da Aman, major Celso Montenegro Justo, destacou a importância do exercício como coroamento do ciclo de formação. “Nada melhor que ao final de um grande exercício mostrarmos nosso poder de combate. A demonstração foi o coroamento da Manobra Escolar, reunindo Cavalaria, Infantaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência e Material Bélico em uma operação conjunta. Todos os cadetes puderam verificar como o Exército está bem preparado para cumprir sua missão”, ressaltou o major.
Além do treinamento tático e técnico, a Manobra Escolar incluiu Ações Cívico-Sociais (ACISO) em Quatis e Itatiaia. No Parque da Cidade, em Quatis, e no bairro Campo Alegre, em Itatiaia, foram oferecidos atendimentos médicos, odontológicos e comunitários, reforçando o vínculo entre o Exército e a sociedade.




