Aman realiza a abertura das Olimpíadas Acadêmicas nesta sexta em Resende

0

RESENDE

Durante oito dias os cadetes dos quatro anos do curso de formação de oficiais da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) estarão competindo em várias modalidades esportivas. As disputas fazem parte da 67ª edição da Olimpíada Acadêmica. A cerimônia de abertura acontece nesta sexta-feira, dia 23, no Estádio Mark Clarck, na Seção de Educação Física da Aman, a partir das 18h30min.

Até o dia 2 de março, cerca de 900 cadetes estarão competindo em 15 modalidades esportivas, abertas ao público e com entrada franca. As modalidades são as seguintes: atletismo, basquete, esgrima, futebol, hipismo, judô, natação, orientação, pentatlo moderno, pentatlo militar, pólo aquático, tiro, triatlo, vôlei e xadrez.

As disputas de Judô serão uma das atrações nas Olimpíadas – Arquivo VC

A novidade deste ano será a inédita participação das cadetes femininas que no último dia 17, marcou a história da Aman ao fazerem parte da primeira turma de mulheres a integrarem o curso de formação de oficiais do Exército. As cadetes competirão nas modalidades hipismo, natação, esgrima e atletismo.

Segundo o Comando da Aman, a Olimpíada Acadêmica visa, além de fortalecer o vínculo do militar com a atividade física constante, desenvolver nos cadetes uma série de atributos como a determinação, a coragem, a disciplina e o espírito de corpo, segundo a instituição militar, características essenciais para a boa formação do Oficial do Exército Brasileiro.

Origem

A Olimpíada Acadêmica é disputada desde a década de 1940, nas competições que ocorriam no programa desportivo semanal, quando eram disputados pelos Cursos das Armas e do Serviço de Intendência, o Troféu Duque de Caxias e pelas subunidades do Curso Básico, o Troféu General Sampaio. Este modelo de competição seguiu até 1951. No ano seguinte mudou para a Semana Olímpica da Aman que na edição seguinte, em 1960, passou a ser chamada de Olimpíada Acadêmica.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !