RESENDE
Desde a segunda-feira, um grande movimento de viaturas de combate por terra e aeronaves militares sobrevoando os céus de Resende estão chamando a atenção da população. A ação faz parte da Manobra Escolar, um exercício militar de simulação de combate promovido pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Organizado pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército é a maior atividade de combate simulado da América Latina, empregando os equipamentos e armamentos mais modernos disponíveis para o Exército Brasileiro, além de contemplar diversos aspectos da guerra moderna, como o combate a forças irregulares e o enfrentamento em ambiente urbano.
A atividade segue até o dia 17 de novembro e reúne 4,3 mil militares e mais de 430 veículos de combate. “Durante o período de realização da Manobra Escolar os moradores da cidade de Resende e região presenciarão uma grande movimentação de militares, aeronaves e viaturas e também pela Rodovia Presidente Dutra. Todas as precauções foram tomadas para que o impacto na vida do cidadão comum seja o menor possível”, avisa a assessoria de Comunicação da Aman.
Além dos exercícios militares, também serão realizadas ações cívico-sociais, nas quais o Exército tem a oportunidade de prestar diversos serviços à população civil, como atendimento médico-odontológico e ambulatorial e também reforçar a integração da Força Terrestre com as comunidades.
Para isso, nos dias 9 e 10 de novembro serão visitadas as comunidades de Nossa Senhora do Amparo, em Barra Mansa; no dia 11 de novembro, Pedra Selada, em Resende; no dia 12 d novembro, Falcão, em Quatis e Resende e no dia 13 de novembro, Porto Real. Os atendimentos serão realizados das 8h30 às 16h00 nos postos de saúde de cada comunidade.
Participam da Manobra Escolar 2017, além da Academia Militar das Agulhas Negras, a Escola de Sargentos das Armas, Escola de Sargentos de Logística, Escola de Artilharia Costeira e Antiaérea, 6º Grupo de Mísseis e Foguetes, Escola de Instrução Especializada, Escola de Saúde do Exército, Hospital de Campanha, Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica, 1º Batalhão de Defesa Química Biológica Radiológica e Nuclear, Escola de Comando e Estado-Maior, Centro de Estudos de Pessoal, Escola de Inteligência Militar, Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos, 1º Batalhão de Operações de Apoio à Informação, 6º Batalhão de Inteligência Militar, Comando de Aviação do Exército e o Centro de Avaliação de Adestramento do Exército.