RESENDE
A comunidade resendense poderá assistir a uma encenação em campo aberto, dos momentos finais em que as tropas alemãs resolveram se render na Itália, às tropas brasileiras. O evento acontece nesta quarta-feira, dia 01, às 10 horas, no campo de instrução da Academia Militar das Agulhas Negras. A encenação faz parte das comemorações do aniversário de 75 anos da Aman, no município. Os visitantes ainda poderão participar da exposição de viaturas e equipamentos do Exército, apresentação da Banda de Música da Aman e a mostra de miniaturas militares. O evento é aberto ao público a partir das 9 horas e a entrada é franca.
Segundo o comandante da Aman, o general de Brigada Gustavo Henrique Dutra de Menezes, a encenação é uma aula de história ao “ar livre” sobre o maior feito da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial, ocorrido em 29 de abril de 1945, quando tropas brasileiras forçaram a rendição de mais de 14.000 homens das tropas alemãs, na Itália.
“Em 1942, em face dos acordos bilaterais do Brasil com os Estados Unidos da América e da campanha alemã, sobretudo após o emprego de submarinos, que levou a pique mais de 30 navios de nossa marinha mercante, o governo brasileiro declarou guerra à Alemanha e à Itália.
O esforço de guerra brasileiro previa o aumento de nossas Forças Armadas, com a finalidade de defender o litoral e a costa brasileira dos ataques do Eixo, além de enviar tropas para participarem do esforço aliado na Europa. Nascia, neste momento, a Força Expedicionária Brasileira (FEB), que marcou com honra e glória, os campos de batalha da Itália, tendo o Brasil enviado mais de 25 mil combatentes para o front, dos quais 465 brasileiros deram suas vidas pela democracia e pela paz mundial”, explicou o comandante, destacando que as principais batalhas vencidas pela FEB, foram Camaiore, Monte Castelo, Castelnuovo e Montese. “Tendo coroado seu êxito com o cerco e a rendição da 148º Divisão de Infantaria alemã, em Fornuovo de Taro, na Itália. Desta forma, verifica-se que a participação da FEB na Segunda Guerra Mundial, materializou a atuação do Brasil, na defesa dos ideais de liberdade e democracia, o que nos permite viver numa nação livre”, completou.
ENCENAÇÃO
A encenação acontece a partir das 10 horas, no campo de instrução da Academia Militar das Agulhas Negras.
Durante o evento, são representadas situações de combate vividas pelas tropas brasileiras na Itália contra as forças nazi-fascistas na 2ª Guerra Mundial. Os participantes utilizam uniformes, equipamentos, veículos e armas da época. O conteúdo histórico da encenação é baseado em fatos reais, ocorridos nos campos de batalha em solo italiano, que foram extraídos dos depoimentos dos veteranos que assistiram ao episódio, dos relatos dos correspondentes de guerra e do relatório de guerra do comandante da área de rendição.
Relembrando a atuação da Força Expedicionária Brasileira na 2ª GM, o Exército Brasileiro presta a merecida homenagem àqueles que, com sacrifício, bravura e glória, souberam defender a honra da Pátria e os ideais de liberdade e democracia fora do território brasileiro.