RESENDE
A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) realiza nesta sexta-feira, dia 5, a 60ª edição da Regata da Engenharia. A atividade que reunirá 165 cadetes, marca as celebrações do 62º aniversário da Arma.
A Engenharia é a arma da mobilidade, contramobilidade, proteção e de apoio, caracterizada como um fator multiplicador do poder de combate do Exército Brasileiro. Anualmente o Exército celebra a Engenharia e na Aman as atividades são tradicionais, reunindo ações no perímetro militar e civil.
Diversas atividades, dentre elas, cultos religiosos, formaturas e baile festivo, reúnem os cadetes da Arma da Engenharia e dos demais cursos da Aman durante as comemorações.
A regata acontece a partir das 14 horas, no rio Paraíba do Sul, em frente ao campus do Instituto Federal de Ciências e Tecnologias do Rio de Janeiro (IFRJ), na Rua Prefeito Botafogo, no bairro Comercial, na antiga sede do GSSAN.
A atividade integra a programação da Semana da Engenharia, realizada em abril em homenagem ao patrono da Arma Tenente-Coronel João Carlos de Villagran Cabrita.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Aman, 15 equipes vão participar da Regata da Engenharia, totalizando 165 cadetes. “A Regata da Engenharia é uma prova de navegação a remo, onde os participantes, divididos em equipes embarcadas, precisam concluir seis tarefas em vários pontos às margens do rio Paraíba. Dentre as tarefas, rosquear parafusos, fincar estacas, serrar toras de madeira, ‘escalar’ a Ponte Nilo Peçanha, a Ponte Velha, com o uso de corda, e atravessar o vão central da Ponte Tácito Vianna Rodrigues, onde terão que buscar senhas a serem entregues aos juízes da prova”, explica.
A organização da prova realizará três largadas: a Regata dos Bandeirantes, entre os calouros do curso de Engenharia – 2º ano; a Regata Duque de Caxias, entre os cadetes das demais Armas, Quadro e Serviço da AMAN; e a Regata Henrique Lage, com os cadetes do 1º ano/ curso Básico.
A equipe que cumprir todos os desafios em menor tempo vencerá a competição. A premiação ocorre com medalhas e, no caso da equipe campeã do curso Básico, será entregue o Chapéu do Bandeirante, símbolo importante da arma e que foi utilizado pela tropa da Força Expedicionária Brasileira.
A regata acontece anualmente e por reunir dezenas de militares em atividade no Rio Paraíba e pontes do Centro da cidade, atraem a atenção de muitos expectadores. Devido ao evento, o fluxo de veículos pela Avenida Prefeito Botafogo geralmente é interditado.