Aman entrega Espadim a 404 cadetes em cerimônia neste sábado em Resende

Evento reúne autoridades e simboliza honra e compromisso dos futuros oficiais do Exército

Por Cyntia Freitas
38.cf.res.cidades.aman realiza cerimônia de entrega.1.solenidade.divulgaÇÃoaman (2)

A tradicional cerimônia de Entrega do Espadim será realizada neste sábado, dia 16, na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende. A réplica reduzida da espada invicta de Duque de Caxias será entregue a 404 cadetes, sendo 36 mulheres, da Turma General Leônidas Pires Gonçalves. O evento acontece no Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes (PMMM), às 11 horas, e contará com a presença do comandante da Aman, general de Brigada Marcus Vinicius Gomes Bonifacio, do ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, e do comandante do Exército, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva. O prefeito de Resende, Tande Vieira, também confirmou presença. A participação do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, estava prevista, mas não havia sido confirmada até o fechamento desta reportagem.

Durante a solenidade, receberão o Espadim cadetes de todas as regiões do Brasil: aproximadamente 60% da região Sudeste, 15% da região Nordeste, 15% da região Sul, 7% da região Centro-Oeste e 4% da região Norte. Também serão contemplados 12 cadetes de Nações Amigas, vindos de Cabo Verde (1), Camarões (2), Guiana (1), Nigéria (1), Panamá (2), Paraguai (1), Peru (1), Tanzânia (2) e Vietnã (1).

38.cf.res.cidades.aman realiza cerimônia de entrega.2.espada.divulgaÇÃoaman

Cadetes recebem réplica da espada invicta de Caxias na Aman – Divulgação Aman

A cerimônia também guarda curiosidades sobre a origem familiar dos cadetes: 127 são filhos de militares do Exército, 18 da Marinha, nove da Força Aérea e 31 da Força Auxiliar. Além disso, dez cadetes são naturais de Resende, entre eles a cadete do primeiro ano, Hauany, que receberá o espadim.

O primeiro colocado do Curso Básico, Yan de Oliveira Batko, receberá o Espadim das mãos da mais alta autoridade presente na cerimônia. Logo após, todos os cadetes receberão o símbolo de seus padrinhos e madrinhas e proferirão o juramento solene, reforçando o compromisso com os valores militares.

História e simbolismo do Espadim

Realizada desde 1932, a cerimônia é um dos ritos mais significativos na trajetória de formação dos futuros líderes militares. Os cadetes do Curso Básico recebem o Espadim após 20 meses de formação, iniciada na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em 2024.

Instituído pelo Marechal José Pessôa, idealizador da Aman, o Espadim é uma réplica em miniatura da espada invicta de Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. O símbolo representa honra, servidão militar, patriotismo, dignidade, bravura e altruísmo.

Mantendo a tradição de mais de 90 anos, os cadetes portarão o Espadim até o último dia do curso, quando o restituirão para receber a espada de oficial do Exército Brasileiro.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos