Aman encerra Semana da Engenharia em Resende com regata no Rio Paraíba do Sul

0

RESENDE

A Academia Militar das Agulhas Negras encerra neste sábado, dia 14, às 8h30min, as celebrações da Semana da Engenharia. A Engenharia é a arma da mobilidade, contramobilidade, proteção e de apoio, caracterizada como um fator multiplicador do poder de combate do Exército Brasileiro. Anualmente o Exército celebra a Engenharia e na Aman as atividades são tradicionais, reunindo ações no perímetro militar e civil.

O Remo de Guerra foi a atividade desenvolvida nas instalações da Aman, na segunda-feira – Foto: Divulgação

Na abertura da semana, dia 9, a Aman realizou em suas instalações a competição de “Remo de Guerra”. Equipes de cadetes competiram em botes na disputa de força, técnica e resistência. A meta era puxar o bote do adversário em direção à sua margem. Na quarta-feira, dia 11, foi realizada a formatura alusiva ao Dia da Arma, que contou com a participação de Luiz Cláudio de Villagran Cabrita, tetraneto do patrono da Engenharia, o tenente coronel João Carlos de Villagran Cabrita.

Luiz Cláudio foi convidado pelo comando do Curso de Engenharia da Aman para o evento. Na ocasião, contou que a memória de seu tetravô permanece viva na história de sua família. “Meus pais e avós sempre me contaram com muita emoção a história do meu tetravô. É indescritível ver in loco o que ele representa para o Exército, é muito gratificante e me deixam muito sensibilizado as manifestações de homenagem, que certamente fazem com que tenha muito orgulho do nome que carrego”, disse.

Luiz Carlos, o tetraneto do patrono da engenharia, visitou a Aman – Divulgação

Sobre a Aman citou a importância do cadete, futuro oficial do Exército Brasileiro. “Não posso deixar de citar as palavras do general de Exército Enzo, antigo comandante do Exército: cada cadete é o símbolo máximo da confiança. Confio completamente em cada um deles, na educação que recebem e nos valores que carregam”, disse.

REGATA NO PARAÍBA

As comemorações da Semana da Engenharia terminam neste sábado com a tradicional Regata da Engenharia, nas águas do Rio Paraíba do Sul, em Resende. O evento reúne os cadetes do Curso Básico e também da Engenharia, com a participação da família acadêmica e comunidade resendense. O evento será às 8h30min, nas águas do Rio Paraíba do Sul, no trecho em frente à sede do campus Resende do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, na Rua Prefeito Botafogo, no bairro Comercial – antiga sede do GSSAN.

A Regata da Engenharia é uma tradição da Aman envolvendo a disputa entre cadetes – Foto: Arquivo

A Regata da Engenharia consiste em uma competição entre os participantes que, divididos em equipes embarcadas, precisam concluir tarefas em vários pontos às margens do Rio Paraíba. Dentre as tarefas constam rosquear parafusos, fincar estacas, serrar toras de madeira, entre outros. Os competidores também terão que subir a Ponte Nilo Peçanha, a Ponte Velha, no Centro, com o uso de corda, e atravessar o vão central da Ponte Tácito Vianna Rodrigues, onde terão que buscar senhas a serem entregues aos juízes da prova.

A equipe que cumprir todos os desafios em menor tempo vencerá a competição. A premiação ocorre com troféu e medalhas para os primeiros e segundos colocados. A regata acontece anualmente e por reunir dezenas de militares em atividade no Rio Paraíba e pontes do centro da cidade, atraem a atenção de muitos expectadores. Devido ao evento o fluxo de veículos pela Avenida Prefeito Botafogo geralmente é interditado, no período entre 7 e 13 horas.

Deixe um Comentário