Aman é sede de provas do processo seletivo do EsPCEx neste fim de semana

0

RESENDE

Ao menos 40.400 candidatos realizam neste fim de semana as provas visando ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), sediada em Campinas (SP), em 2019. Segundo o Exército, o processo seletivo para ingressar na carreira de Oficial Combatente do Exército Brasileiro obteve, neste ano de 2018, aproximadamente 40.400 candidatos inscritos. Sendo, aproximadamente, 10.900 mulheres e 29.500 homens.

O processo seletivo da EsPCEx é a única forma de ingresso para a carreira de Oficial Combatente do Exército e oferece 440 vagas para matrícula em 2019, sendo 400 para o sexo masculino e 45 para o sexo feminino. E conforme estipula a Lei nº 12.990/14, haverá a reserva de 20% das vagas do concurso para os negros: 80 para o sexo masculino e nove para o sexo feminino.

Ser oficial do Exército é o sonho de diversos jovens, que vislumbram através da carreira militar o fortalecimento da cidadania e valores, assim como a conquista da estabilidade financeira. “Eu venho me preparando há alguns anos, desde quando atingi a faixa etária permitida. É uma prova muito difícil, mas penso que a carreira militar traz muitos benefícios e isso me motiva”, conta o estudante Miguel Duarte. E, de fato, o certame será bem concorrido. A partir dos dados de inscrição apurados pelo Exército, a relação candidato por vaga indica: 73,5 candidatos por uma vaga no sexo masculino e no feminino 242,9 candidatas, por uma vaga.

PROVA EM RESENDE

De acordo com os organizadores, os exames intelectuais ocorrem hoje e amanhã, dias 29 e 30, em 42 Organizações Militares espalhadas pelo Brasil; todas as capitais brasileiras sediam provas e, em alguns estados onde o número de inscrições é maior, as sedes são polarizadas em cidades diferentes ou em Organizações Militares distintas. As demais fases são realizadas na própria EsPCEx, em Campinas (SP).

Os exames intelectuais são compostos de provas realizadas em dois dias consecutivos, com duração de quatro horas e meia, em cada dia. Neste sábado serão aplicadas as provas de Português, Redação, Física e Química. No domingo, provas de Matemática, Geografia, História e Inglês. A Aman é um dos locais da seleção e a entrada dos participantes no local de prova será permitida até às 12h30min, pois o horário do certame é entre 13h30min e 18h.

A divulgação dos gabaritos será realizada às 12 horas de segunda-feira, dia 1º de outubro. A divulgação das notas das provas objetivas será no dia 31 de outubro e a divulgação dos nomes dos aprovados e classificados no dia 30 de novembro. Para ter sua matrícula garantida, após a aprovação no exame intelectual, o candidato ainda precisa passar por outras fases do processo, igualmente eliminatórias e classificatórias: a inspeção de saúde, o exame de aptidão física e a avaliação psicológica. Esta segunda etapa do concurso terá início em 22 de janeiro de 2019 e, depois de cumpridas outras etapas subsequentes previstas em edital, os novos alunos terão ingresso na Escola Preparatória, em Campinas (SP), no dia 16 de fevereiro.

CAMPINAS

A EsPCEx tem a missão de selecionar e preparar o estudante no seu primeiro ano de formação na Graduação em Ciências Militares. Após aprovação, ao final do ano letivo na EsPCEx, o aluno é transferido para a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende, onde passa a ser cadete, e segue mais quatro anos na formação de Oficial do Exército Brasileiro. É na Aman que o cadete escolhe a especialidade – Arma, Quadro ou Serviço – a qual vai pertencer: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Material Bélico ou Intendência. A escolha das especialidades obedece ao critério de classificação na Turma, de acordo com as notas obtidas durante o curso.

O candidato aprovado no processo seletivo tem o direito de realizar matrícula no curso de Formação de Oficiais e, após conclusão, será declarado Aspirante a Oficial e designado para as diversas guarnições militares do Brasil. A faixa de remuneração no período de aluno é em torno de R$ 1.100 e depois de formado, próximo de R$ 6.900.

Deixe um Comentário