RESENDE
A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) completa 214 anos nesta quarta-feira (23), e a data será marcada por uma cerimônia especial no Pátio Duque de Caxias, em Resende, a partir das 8h. A tradicional formatura contará com a participação do corpo de cadetes, do corpo permanente da Aman, do Batalhão Agulhas Negras, além de autoridades civis e militares.
Durante o evento, será entregue a Medalha Marechal José Pessôa, honraria concedida a personalidades e militares que se destacaram na formação dos oficiais combatentes de carreira do Exército Brasileiro.
As comemorações não se limitam à cerimônia. Estão previstas diversas atividades ao longo do ano em homenagem ao aniversário da instituição. Uma das ações mais aguardadas é a exposição sobre o Exército Brasileiro, que será realizada nos dias 26 e 27 de abril no Shopping Pátio Mix, também em Resende. A mostra exibirá uniformes históricos, viaturas blindadas e equipamentos militares.
No dia 27, das 18h às 20h, o público poderá prestigiar a apresentação da Banda de Música da Aman, com um repertório variado que inclui clássicos da música popular brasileira e sucessos internacionais.
Localizada em Resende, a Aman é a principal instituição de ensino superior responsável pela formação dos oficiais da linha bélica do Exército. Sua origem remonta à criação da Academia Real Militar, em 1810, por ordem do Príncipe Regente D. João. A sede original funcionava na Casa do Trem, atual Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.
Ao longo de sua história, a Academia teve outras sedes, como Porto Alegre (RS) e regiões cariocas como Praia Vermelha, Realengo e Largo de São Francisco. Em 1944, estabeleceu-se definitivamente em Resende e, em 1951, passou a se chamar Academia Militar das Agulhas Negras.
Além da formação acadêmica e técnico-profissional, a Aman prioriza a formação ética e moral dos cadetes, com foco em valores como integridade, patriotismo, disciplina, lealdade e senso de justiça.