BARRA MANSA
Em sua reta final, o II Festival Internacional de Música ganha uma participação ainda mais ativa dos alunos inscritos no evento. Hoje, às 19 horas, acontece uma audição com eles, aberta ao público, em que os músicos vão apresentar as peças que escolheram e estudaram durante o festival. O evento acontece no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), a entrada é franca.
O diretor Artístico do festival, Daniel Guedes, explica que os alunos participantes do evento irão se apresentar de forma solo, com acompanhamento ao piano, mas também em outras formações, como duos ou grupos. “Podemos dizer que é um concerto em forma de audição de alunos”, ressaltou.
Outra atividade que tem a participação direta dos alunos foi o Concurso Jovens Solistas para a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM), aberto somente aos participantes do festival. Hoje, na parte da manhã, acontecem as audições com os inscritos no concurso. Os candidatos têm até 29 anos de idade e, durante a audição, apresentarão uma peça para o seu instrumento. “As audições do concurso também serão abertas ao público. Será formada uma banca com os professores do festival, e os inscritos apresentarão parte das peças que têm a intenção de solar com a orquestra na temporada da OSBM”, explicou Guedes.
Serão selecionados quatro vencedores, convidados a se apresentar como solistas na Temporada 2019 da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. “Participar de concursos incentivam os músicos a estarem sempre estudando, por isso instituímos o concurso Jovens Solistas para ser um estímulo a mais aos participantes. Os vencedores tocarão com a Orquestra em sua próxima temporada”, falou o diretor Artístico do festival e maestro associado da OSBM.