A Aula Magna do recebeu os alunos para debater “Neoconservadorismo e Serviço Social: desafios (im)postos à profissão para a defesa dos Direitos Humanos”. A aula inaugural aconteceu no auditório do Campus Porfirio José de Almeida, na semana passada. A proposta do evento foi apresentar o atual mercado de trabalho aos acadêmicos ingressantes, além de atualizar os demais alunos acerca do tema.
O palestrante da noite, o professor da Faculdade de Serviço Social da UERJ, Jefferson Ruiz, explicou que, atualmente, os principais desafios enfrentados pelos assistentes sociais são as dificuldades de manutenção de políticas públicas que visam a garantia dos Direitos Humanos.
“Na concepção do Serviço Social brasileiro, os Direitos Humanos se desenvolvem na defesa da saúde e da educação. Com a presença de ideias conservadoras e reacionárias que se fazem cada vez mais presentes na sociedade contemporânea e na grande mídia, os programas sociais costumam ser atacados e deixados de lado, resultando em escolas e hospitais com condições precárias”, frisou o professor.