Alunos e professores criam Horta Sustentável em escola

0

PORTO REAL

A merenda que será servida na Escola Municipal Graciani Fontanezzi promete ser mais saudável em 2018. Recentemente, os alunos e professores da escola inauguraram a Horta Escolar, projeto desenvolvido por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Sustentável, do Ministério da Educação (MEC).

A horta é composta de couve, salsinha, cebolinha, alface, abobrinha e diversas mudas de hortaliças. A diretora da escola, Maria Aparecida de Oliveira Bizarro, explicou que a implantação do cultivo de uma horta na unidade de ensino tem como objetivo incutir nos alunos a busca da alimentação saudável produzindo eles mesmos os produtos que farão parte da merenda escolar no próximo ano. “Esse é o primeiro passo para nos tornarmos Escola Sustentável e mostrar a importância dessa atitude para os alunos”, destaca a diretora.

Maria Aparecida afirmou ainda que a Horta Escolar servirá de experimento e objeto de estudo para os alunos que terão a oportunidade de participar de todo o processo de plantio das hortaliças. Entre as vantagens de possuir uma horta na escola, está a produção e consumo de alimentos naturais, além de atividades ligadas à culinária na escola, troca de conhecimentos, inserção de assuntos como a economia doméstica e influência nas escolhas alimentares das crianças.

O prefeito Ailton Marques visitou a escola para conhecer o projeto da horta. Na ocasião, acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Reinaldo José Raimundo e dos vereadores, Fernandinha  (PDT) e Valcir (PP); o chefe do Executivo também conheceu o espaço onde funciona as mesas de jogos interativos da unidade e alguns dos trabalhos pedagógicos realizados em sala de aula confeccionados pelos alunos, durante o ano letivo.

Após abordar o tema das eleições para a escolha dos diretores das unidades escolares do município, Ailton Marques reafirmou a condição de amigo da escola e que considera importante determinadas formas de aprendizado, efetivas. “Abraçamos a causa do projeto inicial das mesas para os jogos interativos, e aqui estão em pleno funcionamento. Disponíveis para a prática do ensino do raciocínio lógico”, ressaltou.

PDDE Sustentável

A Horta Sustentável foi desenvolvida com recursos suplementares do Governo Federal através do PDDE Sustentável que prevê financiamento para que escolas públicas e municipais executem obras relacionadas a acessibilidade, melhoria pedagógica e qualidade.

 

Deixe um Comentário