SUL FLUMINENSE
A manhã de sábado, dia 13, será bastante movimentada para os alunos das escolinhas de futebol do Projeto Passaporte para Vitória dos núcleos das cidades de Piraí, Valença e Volta Redonda. É que neste dia acontecerão os torneios internos nos respectivos núcleos. As partidas serão disputadas a partir das 9 horas. Além da premiação com troféus para as equipes campeãs e para artilheiros, além de medalhas, os alunos participarão de um café da manhã antes das partidas.
Na cidade de Piraí, o Torneio Interno será disputado pelos alunos das categorias Sub-13 e Sub-15. As partidas serão no Campo do Rodoviário Futebol Clube, que fica na Rua Bulhões de Carvalho, no Centro.
Em Valença a disputa que ocorrerá no Biquinha Futebol Clube, na Rua Santa Augusta s/nº, bairro Biquinha, será para as categorias Sub-7 e Sub-9. Já em Volta Redonda o torneio será disputado pelos alunos das categorias Sub-7 e Sub-9, no Campo do Coroados, na Avenida Visconde do Rio Branco, nº 511, no bairro Água Limpa.
O idealizador, e autor da emenda parlamentar, que liberou recursos financeiros para a realização do projeto no Estado do Rio de Janeiro, o deputado federal Luiz Lima (PSL-RJ), destacou a importância da atividade esportiva no crescimento social que atende crianças com idade entre cinco e 15 anos. “Estou muito feliz em ver a realização dessas competições. Como atleta e profissional de Educação Física, sei o quanto essas competições são benéficas para o aluno. É um misto de sentimentos muito grande que nos faz crescer como atleta e, também, como ser humano. Estou muito orgulhoso por ter conseguido destinar, através do meu mandato como deputado, verba para a implantação desses núcleos no nosso Estado”, comentou o deputado.
O CEO do projeto, Welbert Pedro, também celebrou a realização da atividade que segue acontecendo em todos os núcleos do Estado. “O torneio interno permite que as crianças e jovens desenvolvam o espírito esportivo. Os jogadores revelam suas intenções, expressam seus sentimentos, construindo estratégias e criando códigos para que possam atingir os objetivos em equipe. É perceptível a evolução de cada equipe e é justamente esse o nosso objetivo”, disse Welbert, reforçando que a participação dos alunos não tem custo para os pais ou responsáveis.
Welbert Pedro aproveitou a ocasião para informar que o Projeto Passaporte para Vitória conta com 80 núcleos espalhados pelo país. “Começamos de maneira bem tímida com núcleos em algumas cidades do Estado do Rio de Janeiro. Agora nosso trabalho conta com 80 núcleos, sendo 50 deles no Rio de Janeiro. Alguns já em funcionamento e outros já em fase final de implantação. No Estado do Rio de Janeiro, já em funcionamento são 16 núcleos, onde atendemos cerca de 300 crianças em cada um deles. Temos 20 núcleos implantados no Amapá; um no Paraná e ainda um núcleo no Acre”, citou o CEO do projeto.