a voz da cidade

Alunos do Pré-Vestibular Cidadão do MEP participam de visita à Justiça Federal

Visita dos estudantes vira tema de redação

Por Tânia Cruz
alunos do pré vestibular cidadão do mep participam de vista à justiça federal divulgação
gripe 1500x230

VOLTA REDONDA
A Justiça Federal tem sido destaque nos diferentes cenários das relações sociais, políticas e culturais no Brasil, embora haja distância do povo na compreensão do seu papel republicano. Na quarta-feira, dia 18, para os estudantes do Pré Vestibular do MEP, depois da visita à Justiça Federal de Volta Redonda e a preleção da Juíza federal substituta  de Angra dos Reis, Mônica Maria Cintra Leone Cravo, a questão ganhou novos olhares e acabou virando tema de redação do Enem em sala de aula.
Os mais de 20 estudantes do Pré-Vestibular Cidadão (PVC), acompanhados pelo coordenador da Equipe Socioambiental do MEP e os voluntários Lucas e Matheus, pela primeira vez estiveram em um espaço republicano federal. Animados com a acolhida dos servidores, com a preleção da juíza e o ‘tour’ nas dependências da Justiça Federal, depois caminharam até a sede do MEP, no bairro Niterói. Na sala de aula participaram da aula de redação com a professora Michele Lopes. Ela trabalhou o tema a importância da Justiça na defesa de direitos e na promoção da cidadania.
MÁGICO E POTENTE
“Nunca tinha visitado um lugar tão mágico e potente, embora muito distante da gente. Aprendi bastante coisa que nunca imaginava com as palavras da Juíza. Aliás, talvez nunca iria aprender. Legal demais”, manifestou animado João Pedro ao sair do prédio da Justiça, próximo ao Palácio 17 de Julho, prédio da Prefeitura de Volta Redonda.
“Estar no espaço de justiça é muito simbólico para o MEP, diz respeito ao nosso propósito. Ontem ao entrarmos no espaço republicano foi um momento de aprendizado. A doutora Monica nos acolheu e deu uma bela aula sobre teoria geral de estado e ciência política, com uma habilidade fantástica. O MEP foi o primeiro a fazer uma visita coletiva à Justiça Federal de VR, para nós uma honra”, declarou o advogado, voluntário e ex-estudante do Movimento.
“Foi importante para quebrar o tabu que a gente só pode recorrer aos poderes quando ocorre algo, na verdade é um poder que está ali para nos ajudar, seja pequenas ou grandes questões. Mas também para nos ajudar a entender a importância da justiça e da cidadania, em especial para nós jovens. Aproveito para agradecer a Dra Mônica que nos provocou uma bela aula, de muito valor e toda equipe da Justiça Federal por receber com tanto amor”, manifestou Esther.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos