VOLTA REDONDA
O Conselheiro e animador educacional do Movimento Pela Ética na Política (MEP), Pedro Paulo Vidal, durante a semana que antecede o Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem) provocou nos vestibulandos do Pré Vestibular Cidadão (PVC) ‘animo e disposição’ para as provas que acontecem neste domingo, dia 3 de novembro, e no próximo dia 10.
O professor explicou que, percebeu na semana passada, com o término das aulas regulares no PVC, a necessidade de não deixar os alunos à deriva. “Dar ânimo e disposição para o Enem foi a motivação. “Conversei com eles, com a direção de Ensino, a professora Joan Myrrah, e com os professores. Daí surgiu a articulação de aulas extras, formatos multifacetados: temas atuais, orientação coletiva e individual para redação, reforços para diferentes conteúdos, depoimentos de ex-alunos do PVC, roda de conversa sobre ‘auto estima’ com especialistas e descontração nos intervalos. Estamos animados, terminaremos nesta sexta-feira a primeira etapa”, contou Pedro Paulo, bacharel em direito e ex-aluno do MEP. Pedro revelou que solidariamente fará Enem no mesmo local que alguns, Colégio Municipal Juarez Antunes.
REAÇÃO DOS ESTUDANTES
A estudante Maria Gabriela destacou que, a semana diferenciada, com certeza foi muito boa. “Faz a gente se sentir melhor preparado para o Enem. Agradeço”, comentou Maria Gabriela. Para Cauã Gil, apesar das dificuldades financeiras tem gostado muito. “Tenho gostado, apesar das dificuldades com transporte, estar participando de todas as atividades está complicado. A iniciativa do Pedro está sendo útil demais para o último preparo antes do Enem”, revelou Cauã. “Muito bom. As atividades estão ajudando para dar uma revisão geral”, falou Lucas Mattos.
Os estudantes foram informados sobre a Lei Municipal 6145\2023, do passe livre para os vestibulandos nos dias das provas do Enem. Segundo a coordenação do Movimento, trata-se de uma conquista provocada pelo MEP em março de 2023 e transformada em lei pelo vereador Paulinho AP. Os estudantes lamentam terem que se deslocar ao Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Barra Mansa e Volta Redonda (SindPass) para terem acesso livre no dia. “No ano passado, bastava apresentar o comprovante de inscrição do Enem. Ainda bem que para alguns, diferente do ano passado, o Enem acontece nos colégios próximos das residências”, lembrou um dos estudantes com prova no Colégio Estadual Santos Dumont, no bairro Niterói.