VOLTA REDONDA
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Coordenadoria Municipal da Juventude (CoordJuv) e da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), promoveu na segunda-feira, dia 17, a aula inaugural do Pré-Enem gratuito, no auditório da prefeitura, no bairro Aterrado.
O curso preparatório para ingresso no ensino superior é realizado pelo Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da Universidade Federal Fluminense (UFF), Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), através de convênio de cooperação técnico-científica com o município.
O objetivo é preparar os estudantes para os exames vestibulares de universidades públicas e particulares, em especial o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), garantindo o acesso à educação de qualidade. Entre as disciplinas estão: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais aplicadas. A duração total do curso será de sete meses, dividido em semestres. O primeiro entre abril e julho; e o segundo de julho a outubro. As aulas acontecem no Colégio Professora Delce Horta Delgado, no Aterrado, no período noturno.
A coordenadora de Juventude de Volta Redonda, Larissa Garcez, lembrou que também cursou um pré-vestibular social e conseguiu entrar no curso de Direito na UFF.
“Sei o quanto essa iniciativa pode mudar o destino dos estudantes egressos de escolas públicas, igualando as oportunidades. Agradeço aos professores do Colégio Delce Horta Delgado, onde estudei, e ao pré-vestibular gratuito oferecido pelo Movimento Ética na Política (MEP), que me ajudou a ingressar na UFF para cursar Direito. E espero que esta oportunidade, o Pré-Enem gratuito, faça a diferença na vida de vocês como fez na minha”, disse Larissa, lembrando que o número de vagas dobrou de 40, em 2022, para 80 neste ano.
A diretora do ICEx e professora da UFF, Ligia Maria Mendonça Vieira, disse estar muito feliz com a continuidade do projeto iniciado o ano passado, e também por conseguir dobrar o número de vagas. “Quem sabe não conseguimos dobrar esse número novamente no próximo ano”, falou.
Ela também conduziu a parte prática da aula inaugural, apresentando o cronograma das aulas e, principalmente, pedindo aos estudantes selecionados que agarrem a oportunidade de ampliar as chances de ingressar em uma boa universidade.
O presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Eduardo Prado, reforçou que o momento é de dedicação ao estudo. “Este curso vai ajudar vocês no acesso à universidade, portanto, tenham foco. Não há futuro sem educação”, disse Prado, colocando o UniFOA à disposição dos alunos.
O presidente da Fevre, Caio Teixeira, desejou boa sorte na caminhada e afirmou que as instalações do Delce Horta estão prontas para recebê-los. “Persistam, se dediquem, o momento é de pensar no futuro de vocês”, falou, lembrando que o acesso ao colégio é vinculado à apresentação da carteirinha, distribuída durante a aula inaugural.
O secretário do Gabinete de Estratégia Governamental, Carlos Macedo, fez um elogio à atuação de Larissa Garcez à frente da CoordJuv. “É uma pessoa atenta às necessidades e prioridades dos jovens”, afirmou, ressaltando que é dever do gestor público preparar o município para receber e absorver esta mão de obra qualificada daqui alguns anos, garantindo vagas no mercado de trabalho.
Também cumprimentaram e desejaram sucesso aos estudantes o diretor geral do IFRJ em Volta Redonda, André Isnad; o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Kaíque Loubach; e o vereador Paulinho AP, que faz parte da Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude na Câmara Municipal de Volta Redonda, e é autor da lei que concede gratuidade no transporte público nos dias de realização de provas do Enem.