RESENDE
Como deve ser o acompanhamento psicológico de crianças e adolescentes que estão se tornando jogadores de futebol? Qual tecido de material esportivo favorece mais o desempenho dentro de campo? Como conciliar o esporte e a educação mantendo ambos em alto nível? Essas são algumas questões que ganham respostas através da parceria inovadora firmada recentemente entre a Pelé Academia e a Universidade Estácio Resende.
O convênio, que já está em curso, conta, inicialmente, com mais de dez alunos e professores que acompanham as atividades, mas o número será cada vez mais ampliado nos próximos meses. A experiência proporciona oportunidades únicas para estudantes de cursos superiores de estagiar e atrelar o conhecimento acadêmico à realidade de um clube de futebol da elite do Estado do Rio de Janeiro, além de propiciar o progresso científico no esporte, com artigos e estudos empíricos.
Com a parceria, centenas de alunos dos cursos de psicologia, pedagogia, educação física e biomedicina participarão da preparação humana e profissional de atletas do Resende. As categorias de base do clube, inclusive, já possuem horário semanal para acompanhamento psicológico. Além disso, os alunos terão a oportunidade de realizar uma visita técnica em uma referência para o esporte mundial. O clube francês Lyon, parceiro da Pelé Academia e do Resende, estará de portas abertas e poderá ser o destino da trajetória de estágio como parte do encerramento deste processo.
“Para a Estácio é uma honra ter como parceira uma instituição criada pelo maior jogador de futebol do mundo. A Pelé Academia utiliza uma metodologia que consiste na preparação de atletas em conexão com a educação, o que tem muito a ver com um dos propósitos da Estácio de educar para transformar. Para nossos alunos será de extrema importância adquirir conhecimento prático em uma instituição renomada e colaborar com o desenvolvimento humano e profissional dos jovens jogadores do Resende F.C”, afirma Adilson Samora, diretor da Estácio Resende.
Para o diretor de Marketing da Pelé Academia, Marcelo Montenegro, a parceria é um pontapé inicial e grandioso para muitos projetos futuros e que vai agregar muito a todos os envolvidos, especialmente aos jovens atletas, que passam por formação técnica, física, comportamental e moral dentro da metodologia da Pelé Academia. Para ele, alunos e professores da Estácio terão papel fundamental não só no desenvolvimento dos alunos e atletas envolvidos, mas podem também gerar avanços para a ciência do esporte.
“Nós estamos muito felizes com o convênio com a Estácio, o que dará a oportunidade aos alunos da universidade contribuírem conosco, estagiando por todas as áreas da Pelé Academia e do Resende F.C. Teremos profissionais em formação desenvolvendo pesquisas científicas, escrevendo artigos científicos e alcançando avanços que só serão possíveis graças a essa aproximação. Esperamos que seja uma excelente oportunidade de troca, na qual o clube recebe a mão de obra especializada e a universidade tem a oportunidade de oferecer aos seus alunos a prática dentro de um clube profissional de futebol”, revelou Marcelo.
Para o diretor de Novos Negócios da Pelé Academia, Eduardo Gomes, a assinatura do convênio com a Estácio é um grande marco, e o ganho no primeiro momento será a presença dos estagiários atuando em áreas que a Pelé Academia ainda não tinha desenvolvido, como a psicologia.
“Para o Pelé, a questão educacional sempre foi uma exigência, tanto que para participar da Pelé Academia os jovens precisam obrigatoriamente estarem matriculados em alguma escola. Os estudos e práticas desenvolvidas dentro da Pelé Academia vão impactar muito positivamente para a formação dos atletas. Acreditamos que a Estácio agregará muito em todo o nosso processo de formação, contribuindo para atingirmos a excelência no trabalho”, concluiu o diretor.