Alunos do Colégio Washington Luiz participam de palestra sobre preservação ambiental

0

BARRA MANSA

Na manhã de hoje, dia 7, aproximadamente 100 alunos das séries iniciais do Colégio Municipal Washington Luiz, participaram de uma palestra sobre prevenção ambiental, no Parque Natural Municipal de Saudade. Realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a ArcelorMittal, o evento teve como foco a poluição atmosférica, considerada, a partir de estudos efetuados pela Organização das Nações Unidas (ONU), o principal fator de risco para a saúde em todo o mundo.

Os estudos desenvolvidos pela ONU mostram que no Brasil, 76% da população vive em cidades e respira diariamente diversos tipos de poluentes. A poluição do ar é responsável por sete milhões de mortes por ano. Neste contexto, é preciso pensar soluções políticas e técnicas para a questão. A analisa de Meio Ambiente da ArcelorMittal, Carol Faria, revelou que as palestras visam formar nas crianças um conceito correto sobre a preservação ambiental. “Apostamos nas mudanças de hábitos das famílias a médio e longo prazo a partir dos nossos jovens”, afirmou.

O prefeito de Barra Mansa Rodrigo Drable recebeu as crianças e repassou algumas informações. “Estou muito feliz de ver vocês aqui, neste espaço importante de educação ambiental. A bem pouco tempo o telhado do auditório deste Parque estava completamente destruído, as poltronas molhadas e a área externa coberta por mato e lixo. Fizemos um grande esforço e recuperamos todo o local, construímos um lago onde vamos inserir espécies de peixes do Rio Paraíba e ainda implantar uma estufa para o cultivo de mudas”, disse.

CUIDADO DO PLANETA

Rodrigo também abordou sobre a importância da destinação correta do óleo de cozinha usado e da separação do lixo. “Um litro de óleo despejado no ralo da pia pode poluir cerca de um milhão de litros de água. Isso significa mais produtos químicos para tratar a água. Por isto, implantamos pontos de coleta do Projeto Ecoóleo nas escolas. Sobre a separação do lixo, vale lembrar que antes de ter o Centro de Tratamento de Resíduos em Barra Mansa, 80 famílias com suas crianças, sobreviviam ao redor do lixão, inclusive se alimentando com restos de comida encontrados no local. Essas pessoas foram absorvidas pela Cooperativa de Catadores e hoje, atuam de maneira organizada e com equipamentos adequados. Por isso, quando separamos nosso lixo também estamos contribuindo com essas pessoas”, relatou.

Terceira Semana do Meio Ambiente é realizada no Colégio Barbará

Neste sábado, dia 8, será realizado no Colégio Estadual Baldomero Barbará, uma ação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi desenvolvida pelos próprios alunos. O evento que começará às 8 horas, no pátio da escola, contará com vários estandes, onde os estudantes do turno da manhã apresentarão propostas de atuação para melhorar o meio ambiente.

Para a realização dos projetos, os alunos do Ensino Médio, curso normal e técnico químico, participaram de várias ações pedagógicas como exibição de vídeos que alertam sobre os impactos ambientais e sociais gerados pelos modelos de produção e consumo vigente, debates sobre desenvolvimento sustentável, entre outras.

Entre os projetos desenvolvidos estão comidas ecológicas, artesanato com pet e origem da vida com material ecológico; orientação sobre a importância da fotossíntese para o meio ambiente, charges críticas sobre questão ambiental, jornal informativo, sarau ecológico; apresentação de maquete de uma cidade planejada de modo sustentável; feirinha do desapego, onde os alunos darão novos destinos aos seus pertences, disponibilizando-os para troca de doação entre outras atividades.

Segundo a diretora da instituição, Regina Dormas Messias, a feira do meio ambiente acontecerá pela terceira vez consecutiva. “Isso é importante para os jovens porque os ajuda a mudar o comportamento, o que eles aprendem nas escolas, podem levar para as famílias, e, com isso, levar é uma mudança de hábito para todos”, concluiu.

Deixe um Comentário