Alunos do Colégio Padre Anchieta realizam Feira da Empreendedorismo

1

BARRA MANSA

Alunos do Colégio Municipal Padre Anchieta realizaram nesta terça-feira a segunda edição da Feira de Empreendedorismo. A atividade tem a finalidade de preparar cerca de 600 estudantes, do 6º ao 9º ano, para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, com foco no mercado de trabalho, geração de renda e na preparação para a vida.

De acordo com a diretora Maria Aparecida Xavier de Almeida, a iniciativa visa prestar orientações aos alunos. “Através da disciplina de empreendedorismo, os alunos têm noção de como está o mercado de trabalho, têm a criatividade estimulada para criar o seu próprio negócio. Além disso, através da parceria com o Sesi, Senai e Sesc, nossos alunos conseguem ter orientações sobre o que tipo de profissional a região precisa e  seguir para conquistar aquela vaga de trabalho”, destaca, acrescentando que a escola integra o Programa de Educação em Tempo Integral.

Uma das professoras organizadoras do evento, Fernanda Rodrigues, destaca que durante a feira foram apresentados trabalhos desenvolvidos em sala de aula, apresentações de música, dança, além de estandes de doces, maquiagem. A fanfarra da Escola Firjan Sesi também se apresentou durante o evento. “Todos os professores envolvidos na disciplina de empreendedorismo são formados em administração. Desta forma, conseguimos trabalhar com os alunos assuntos como a cultura do empreendedorismo seja na área social, informal, por necessidade, digital, ou ainda, pelo cooperativismo. Além de explicar como é feito corretamente um currículo, como se portar em uma entrevista de emprego e o que vestir”, cita, informando que também participam das atividades os professores Francio Santiago e Alexandre Coutinho.

Uma das empreendedoras é a aluna do 9º ano, Giovana da Silva, junto com a amiga Emanuelle Cristina. As duas estavam demonstrando seus conhecimentos em maquiagem. “Amo maquiagem desde criança e amo maquiar as pessoas, essa é a segunda vez que participo da feira. Para mim, pode ser uma profissão para o futuro, pretendo estudar e seguir por esse caminho”, destaca Giovana.

A instrutora do Senai, Michelle Gonçalves, destaca que o foco da parceria é a preparação para o mercado de trabalho. “Falamos sobre a indústria 4.0, as novas tecnologias, e o que é preciso fazer para ocupar uma vaga de emprego do setor. Proporcionamos também uma dinâmica de planejamento de vida e carreira”, cita.

PREPARAÇÃO PARA A VIDA

Durante a II Feira de Empreendedorismo foram abordados temas de grande relevância social. O Senai trouxe para os alunos o universo dos cursos profissionalizantes, a dinâmica do planejamento da carreira e as novas tendências do mercado de trabalho.

Depressão na adolescência e saúde bucal foram questões esclarecidas pelo Senac. Já o Sesc trabalhou com oficinas de bijuteria, estética e fotografia. Esta última foi abrilhantada com uma exposição externa de painéis fotográficos sobre feminicídio e bullying. Rodas de conversas sobre diversidade e respeito também foram promovidas pela instituição.

A coleta seletiva, incluindo o óleo de cozinha usado, foi o principal tema trabalhado pelo Saae.

 

1 comentário

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !