>
a voz da cidade 970 x 150 px

Alunos do 9º ano de escola particular realizam júri simulado na sala criminal do Fórum de Barra Mansa

Por Franciele Aleixo
bnr am aniv barra mansa 970x150

BARRA MANSA

Alunos do 9º ano do Colégio Nossa Senhora do Amparo realizaram nesta segunda, dia 21, um júri simulado na sala criminal do Fórum. Eles  debateram sobre o conto ‘O Barril de Amontillado’ de Edgar Allan Poe.

O evento teve a participação do juiz da vara criminal, Raphael Barilli e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BM), Aloísio Peres.

De acordo com a professora de português, Sandra Vieira, o julgamento é real. “A defesa não sabe, o que a acusação vai falar e vice-versa. O júri é composto por pessoas neutras. Os alunos foram divididos em grupos e todos têm papel fundamental. A atividade ajuda na construção textual na preparação para o Enem, os alunos desenvolvem capacidade de leitura e escrita, interpretação, além de aprenderem a discursar e também seve de orientação profissional, através de pesquisas forenses”, cita.

A diretora da instituição, Irmã Cleidimaria Pinheiro, aponta que este projeto é de fundamental importância pois ajuda os alunos a desenvolverem argumentação e ajuda também no incentivo a pesquisa. “É um verdadeiro confronto de ideias. É uma aula também que serva para aprender sobre responsabilidade e respeito a diferenças. Como um defende e o outro acusa, o aprendizado é também uma forma de lidar com as diferentes formas de pensamento, se comportar diante do confronto e na defesa de sua pesquisa. É uma ação diferente de uma prova, é um projeto que proporciona aos nossos alunos a fazer da experiência da ação ao ato concreto da vida”, analisa.


A professora Sandra Vieira realiza há oito anos esse projeto envolvendo alunos de escolas públicas. Esse ano que não foi possível, mas já contou que em 2023 o retorno do projeto acontecerá.

CULPADO OU INOCENTE?

O Barril de Amontillado é um conto passado numa cidade não especificada, em Itália, e conta-nos a história de um homem, o narrador, que pensa ter sido insultado por um amigo e pretende vingar-se mortalmente. A vingança é preparada e a vítima, Fortunato, é atraída a uma cave onde supostamente existe um barril de amontillado proveniente de uma colheita especial e rara.

Após aproximadamente duas horas o réu foi absolvido dos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

 

 

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos