Alunos de Rialto lançam jornal escolar e prefeito anuncia melhorias

0

BARRA MANSA

Alunos da Escola Estadual Municipalizada de Rialto celebraram na manhã de ontem a publicação da sexta edição do jornal “Notícias de Rialto”. Desenvolvido através do programa Novo Mais Educação, o informativo busca desenvolver nos alunos a capacidade crítica de formar opinião, construir textos, caricaturas, desenhos e ainda debater temas variados que permeiam a sociedade. O evento contou com a presença do prefeito Rodrigo Drable (PMDB), que durante a visita anunciou a reforma da unidade escolar e a instalação de aparelhos de ar-condicionado.

“Esse projeto é maravilhoso e nossos alunos merecem que ele tenha continuidade e seja desenvolvido num ambiente adequado. Por isto, em março de 2018, vamos realizar inúmeros reparos e obras nesta escola, substituindo o telhado, hoje com infiltrações, e a instalação de aparelhos de ar-condicionado. Nossa intenção é inaugurar estas melhorias em julho”, detalhou o prefeito.

A elaboração do jornal, segundo a monitora do projeto, a jornalista Beth Melo, humaniza as relações sociais. “Voltado à comunicação como um todo, o projeto pauta questões do cotidiano para serem abordadas no espaço escolar. Dessa maneira, é possível debater sobre temas variados, como violência, cultura, artes e eventos”, explicou.

Segundo informações da diretora da unidade escolar, Rita Rocha, o jornal envolveu cerca de 120 alunos, do 1º ao 9º do ensino fundamental. “Por conta da proposta, os alunos tiveram sua carga escolar aumentada em três horas/dia. Isso corresponde a menos tempo ocioso e/ou na rua”, frisou.

O secretário de Educação, Vantoil Souza Júnior, falou da importância do jornal para o desenvolvimento da formação crítica do cidadão. “Diariamente recebemos inúmeras informações. É preciso ter habilidade para filtrar aquelas que são enriquecedoras e podem fazer diferença em nossa vida”.

A vice-prefeita Fátima Lima destacou que a escola é o melhor lugar para estar. “Tenho grandes expectativas de que num futuro próximo teremos brilhantes jornalistas aqui de Rialto”, disse.

Para o vereador Roberto Beleza, o jornal criou uma forma de comunicação com a comunidade de Rialto.

“O jornal é de extrema importância para a educação dos alunos, pois permite que eles emitam suas opiniões sobre a escola, além de despertar o interesse em profissões como o jornalismo. Além disso, consegue interagir com a comunidade do distrito”, enfatizou.

Durante o evento houve apresentação do Trio de Jazz, do Projeto Música nas Escolas, e do Grupo Abadá Capoeira.

Novo Mais Educação

O programa, criado pelo Ministério da Educação, tem como estratégia o desenvolvimento de ações que induzam a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da educação integral. A intenção maior é reverter os índices sociais negativos e as condições de vulnerabilidade social, pobreza e violência, criando alternativas de cidadania à população.

O aluno do 8° ano, Luiz Rogério, de 8 anos, não escondeu o entusiasmo com o jornal. “Foi muito legal. Desenhei e, minha figura foi publicada”. Jéssica Domingos, de 12 anos, comentou sobre a oportunidade de aprendizado. “Escrevi textos. Eles foram publicados e confesso, me senti super valorizada. Tenho a intenção de cursar o ensino superior na área de Direito e com certeza, textos bem elaborados vão me ajudar na carreira”, concluiu a aluna do 7º ano.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um Comentário