Alunos de Barra Mansa podem receber orientação profissional voltada para o primeiro emprego  

0

 BARRA MANSA

A Semana de Orientação Profissional para o Primeiro Emprego pode acontecer nas escolas municipais. Isso se o projeto de lei do vereador Gilmar Lelis (PRTB) for sancionado pelo prefeito Rodrigo Drable (PSC). A iniciativa foi aprovada em segunda discussão, por unanimidade, durante sessão de terça-feira. As atividades dentro da semana de orientação profissional seriam voltadas para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e realizadas sempre na última semana do mês de outubro.

Com a implantação do projeto, os alunos participarão de aulas, palestras, discussões em grupos e entrevistas com profissionais de diferentes áreas. Segundo o vereador, essas atividades seriam esclarecedoras para que os alunos conheçam as profissões existentes, principalmente as novas e as que têm mais demandas, assim como suas funções e requisitos mínimos para se candidatarem às vagas. Além disso, a semana orientará sobre a Lei do Aprendiz Legal e como os alunos podem ingressar no mercado de trabalho sendo aprendizes.

“A realização dessas atividades de orientação darão novas oportunidades aos jovens, que, na maioria das vezes, não sabem por onde começar a buscar trabalho. Outro fator importante é que essa oportunidade vai diminuir o índice de jovens que se refugiam nas drogas, diante da falta de perspectiva e sem referências”, disse o vereador Gilmar, completando que para execução do projeto, a prefeitura pode realizar parcerias com empresas públicas e privadas, ONGs e outras entidades escolares.

Através destas coparticipantes as atividades pedagógicas previstas no projeto terão ainda mais impacto junto aos alunos. A adoção destas parcerias não traria custos para o município, tornando o projeto ainda mais eficaz.

REQUERIMENTO APROVADO

Ainda durante a sessão de terça-feira, os vereadores aprovaram o requerimento de autoria do vereador Gilson Assis Lopes (PSDB), que solicita ao Executivo a prorrogação do desconto para pagamento em conta única do IPTU. De acordo com o requerimento, o desconto seria prorrogado até dezembro deste ano. O vereador afirmou que a adoção da medida facilitaria o munícipe que quer ficar com o pagamento do seu IPTU em dia caso, além de gerar receita para o município.

 

error: Conteúdo protegido !