Alunos da UERJ visitam Águas das Agulhas Negras

0

RESENDE

A concessionária Águas das Agulhas Negras, empresa do Grupo Águas do Brasil responsável pelos serviços de saneamento básico no município, recebeu, na quinta-feira , alunos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para uma visita técnica nas Estações de Tratamento de Água e Esgoto (ETE) Alegria. A ação faz parte do Programa Olhar Ambiental, que é o programa de educação ambiental das empresas do Grupo Águas do Brasil.

Durante a atividade, os 27 estudantes de Engenharia Química conheceram todo o funcionamento das unidades e as ações socioambientais que cada uma realiza. Os alunos conferiram os processos utilizados no controle da qualidade da água distribuída para a população e do efluente devolvido ao manancial.

“Sempre que recebemos universitários procuramos relacionar a disciplina estudada em sala de aula com a rotina das atividades nas estações. O saneamento básico vai além dos processos de tratar água e esgoto, é uma questão de saúde pública, e essa mensagem sempre é passada nas atividades do programa”, destacou o superintendente da concessionária, Ivan Cezar Moura.

Águas das Agulhas Negras cumpre rigorosamente os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, relacionados na Portaria 2914/2011. A concessionária possui um laboratório credenciado pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente) e regularmente informa a população as análises de potabilidade.

“O Olhar Ambiental tem como objetivo apoiar e desenvolver iniciativas de sensibilização sobre o saneamento básico e o meio ambiente para diferentes públicos. Além de conhecer as etapas do tratamento, o visitante visualiza a forma com que a água é recebida na estação e o seu aspecto para a distribuição. No esgoto, é possível verificar como o efluente chega pelas elevatórias e como ele é devolvido ao manancial, cada etapa de ambos os tratamentos é analisada 24h por dia, isso reafirma o compromisso e a responsabilidade da empresa com a população resendense”, afirmou Moura.

Para visitar as estações de tratamento de água e esgoto da concessionária é preciso fazer a inscrição pelo telefone (24) 3383-4230, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !