ESTADO/VALENÇA
Estudantes da rede pública estadual do Rio de Janeiro obtiveram resultados expressivos na redação do Enem 2025. O bom desempenho é resultado da implementação do Projeto Enem RJ, iniciativa da Secretaria de Estado de Educação que ampliou a preparação dos alunos com simulados, plataforma digital, correções orientadas e acompanhamento pedagógico ao longo do ano.
Um dos destaques é Carolline da Silva, de 18 anos, aluna do Colégio Estadual Almirante Rodrigues Silva, em Valença, que alcançou 920 pontos na redação. Em outubro, durante a preparação para o exame, a estudante obteve 520 pontos nos simulados realizados. Com práticas frequentes e devolutivas pedagógicas, a ela conseguiu estruturar melhor os textos e elevar significativamente o desempenho.
– Sempre adorei escrever, mas antes eu costumava travar. Tinha ideias, mas não sabia por onde começar ou como terminar. Fui aprendendo a estruturar o que eu pensava e a sustentar melhor meus pontos. Não foi rápido nem fácil, foi treino mesmo. E isso fez diferença- afirmou a jovem.
O Projeto Enem RJ oferece uma rotina estruturada de simulados, testes de redação no formato do exame com correção por inteligência artificial, permitindo que os estudantes acompanhem sua evolução ao longo do ano e desenvolvam maior familiaridade com o formato da prova. A iniciativa inseriu os estudantes em um processo unificado, com material didático, simulados periódicos e correções com apoio de inteligência artificial, além do fortalecimento das ações em sala de aula.
Para a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, o programa ampliou o acesso dos alunos a ferramentas que antes estavam restritas a cursos preparatórios e reforçou a preparação dentro da escola
– Mais de 1,3 milhão de redações foram produzidas pelos nossos estudantes. Isso permite identificar dificuldades, orientar o trabalho dos professores e preparar melhor os jovens para o exame. Com a ampliação do Projeto Enem RJ e os investimentos em tecnologia educacional, formação de professores e material pedagógico, a rede estadual vem registrando melhora no desempenho dos estudantes e fortalecendo a preparação para o ingresso no ensino superior- afirmou.