RESENDE
Estudantes das escolas municipais Sagrado Coração, Júlio Verne e Ciep 489 Augusto de Carvalho, integrantes da Orquestra de Cordas da Educação fazem nesta quarta-feira, dia 22, às 16h30, uma apresentação que marcará a abertura da Feira Cultural do Colégio Santa Ângela. A apresentação será no ginásio do colégio, situado na Avenida Kennedy, próximo ao Parque Zumbi.
Esta será a primeira vez que os 43 músicos se apresentam na instituição de ensino particular localizada no Centro Histórico. Durante a apresentação, os alunos da orquestra, composta por violinos, violoncelos e contrabaixo, serão acompanhados por três professores de música, cada um deles especialista em um instrumento.
Ainda neste mês, a Orquestra fará nos dias 27 e 28, próximas segunda e terça-feira, uma apresentação para os funcionários da montadora NISSAN, localizada no Polo Industrial de Resende. No dia 27, eles se apresentarão na fábrica às 19h30 para os funcionários do turno da noite. Na terça, dia 28, os alunos estarão no refeitório da empresa animando o almoço dos trabalhadores do primeiro turno, às 11 horas.
A secretária municipal de Educação, Rosa Frech, explica que as aulas de música dos estudantes que integram a Orquestra de Cordas são realizadas no contraturno escolar, ou seja, quem estuda de manhã frequenta as aulas no período da tarde, e vice-versa. Segundo ela, o resultado desse trabalho tem sido excelente, além de ser um importante fator de motivação para os estudantes. “O trabalho desses alunos, e também dos professores que sabem extrair o potencial de cada um, é lindo. Em cada apresentação que eles fazem percebemos o encantamento do público com tanto talento e isso nos mostra como as atividades extracurriculares são importantes nas escolas. A Orquestra de Cordas da Educação, sem dúvida, é um grande sucesso e funciona também como um fator motivacional para os estudantes, todos integrantes da Rede Municipal de Ensino”, disse a secretária de Educação, Rosa Frech.