Alunos da Firjan SESI Barra do Piraí desenvolvem projeto de acesso à Internet e entrega de medicamentos sem custo de frete para moradores de distrito afastado

0

BARRA DO PIRAÍ 

Alunos da Firjan SESI Barra do Piraí desenvolveram um projeto que concede acesso à Internet e permite a entrega de medicamentos a moradores do distrito de São José do Turvo sem o custo do frete. Sem dispor de farmácia no povoado, os habitantes locais vinham enfrentando um alto custo para providenciar medicamentos, uma vez que precisavam se deslocar à sede do município para adquirir os produtos, o que demandava custo de transporte ou combustível.

 Com o projeto “Dragon Pharmacy”, os estudantes criaram todo um processo de aquisição e logística para a entrega destes medicamentos. A primeira ação foi criar uma estrutura de Internet na escola do distrito para que os moradores pudessem fazer os pedidos pelo telefone através do aplicativo ou WhatsApp de uma drogaria parceira no projeto. A partir desta demanda, a empresa separa os medicamentos e os despacha por meio do ônibus escolar, uma vez que o veículo vai à localidade quase todos os dias da semana.

 Os alunos da Firjan SESI Barra do Piraí criaram uma caixa especial que permite transportar determinados produtos e medicamentos adequadamente no ônibus. O ponto de retirada dos pedidos é também na escola de São José do Turvo, com a diretora da instituição ou outro funcionário entregando os produtos aos seus consumidores.

 Este projeto de inovação tem como principal ganho a economia para ambas as partes, já que a farmácia não paga pelo combustível que seria gasto caso o motoboy fosse entregar os pedidos, e os moradores do Turvo não pagam pelo frete. O ônibus escolar já é abastecido rotineiramente pela prefeitura. 

Prêmios e homenagens

O projeto “Dragon Pharmacy” foi vencedor do 1º lugar nacional do Torneio de Robótica First Lego League na categoria “Projeto de Inovação”. Na semana passada, a Câmara Municipal de Barra do Piraí concedeu uma homenagem na forma de moção de aplausos aos alunos da Firjan SESI idealizadores do projeto.