Alunos da Escola Firjan SESI são premiados em etapa de torneio oficial da Lego

0

VOLTA REDONDA

Alunos da Escola Firjan Sesi foram premiados em etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League, que aconteceu esta semana em Curitiba. Os estudantes levaram o 1º lugar em Solução Inovadora na categoria de Projeto. O prêmio reconheceu a solução que foi mais bem pensada e a mais criativa, com potencial para resolver o problema pesquisado. O tema da competição este ano envolve viagem espacial, por isso a equipe resolveu criar um equipamento para facilitar a vida de astronautas que, por passar muito tempo no espaço, costumam ter alguns movimentos comprometidos.

Um desses movimentos é o de pinça feito pelos dedos, como fazemos para escrever. Com isso em mente os adolescentes desenvolveram o Reinforcement For Fine Motor Skills (RFMS), que em português quer dizer Reforço para Coordenação Motora Fina. O equipamento tem como premissa diminuir o tempo de recuperação no retorno a terra.

O protótipo é formado por elásticos, uma tela eletrofórica, usadas em lousas mágicas infantis, que aliados à limalha de ferro e seus componentes (bolinhas de poliestireno, caneta magnética e apagador magnético) trabalham os músculos da mão evitando que eles atrofiem. De acordo com a pesquisa realizada pelos estudantes, a NASA vem buscando solucionar por anos, e só tem conseguido por meio de fisioterapia, o que costuma levar meses.

SOBRE A COMPETIÇÃO

Criado em 1998 pela First em parceria com o grupo Lego, o torneio propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia LEGO Mindstorm. O Torneio de Robótica First Lego League é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens de 9 a 16 anos se interessem pela ciência e por tecnologia, adquirindo habilidades e competências de trabalho e de vida.

A competição de robótica pode ser usada no ambiente escolar, mas não é projetada exclusivamente para esse propósito. Reunidos em times, que podem estar associados a uma escola, clube, organização, ou, simplesmente ser formado por um grupo de amigos, desde que liderados por dois técnicos adultos, os jovens usam a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor.

Deixe um Comentário