BARRA DO PIRAÍ
Estudantes da Escola Firjan Sesi de Barra do Piraí conquistaram o 3º lugar no Torneio Brasil de Robótica (TBR) e um vaga na etapa nacional que acontece em Guarulhos (SP). O evento que acontece em dezembro vai mostrar as melhores equipes do Brasil.
A equipe Dragon Bots disputou a categoria High (15 a 19 anos), destinada a estudantes do Ensino Médio. O time formado pelos alunos Ana Clara Ferreira de Farias; Pedro Henrique Kuhnen Pereira; Isabelly Raposo Paula Esteves Reis; Luiz Henrique Vacho Miki e Murillo Costa Simões Gama, e pelos professores orientadores Gilcicledes dos Santos, Priscila Ferreira Bento e Júlio Coutinho foram desafiados a criar soluções para o tema: Água para o Desenvolvimento Sustentável.
Além dos estudantes de Barra do Piraí, os alunos das escolas Firjan Sesi de Jacarepaguá, Nova Iguaçu e Duque de Caxias foram campeões nas categorias Middle 1 (9 a 12 anos), Middle 2 (12 a 15 anos) e High, respectivamente, e se garantiram no desafio nacional. Já os estudantes da unidade de Petrópolis conquistaram o 3º lugar na categoria de 12 a 15 anos e também irão para a final.
Na educação básica da Firjan Sesi, a robótica é curricular e segue a metodologia Steam (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), fundamentada em projetos que devem solucionar problemas, a partir de soluções inovadoras e tecnológicas.
O PROJETO
Trazendo o problema para o cenário onde vivem, o grupo criou um projeto para reutilização da água em restaurantes de Barra do Piraí intitulado ‘A cada Ciclo, um novo Ciclo’. A proposta é controlar o consumo de água através de um dispositivo eletrônico e criar um processo que permita que a água utilizada nas torneiras seja reutilizada pelos estabelecimentos comerciais. Na segunda etapa, os jovens tiveram que colocar seus conhecimentos em prática com a montagem e programação de um robô autônomo capaz de resgatar vítimas.