RIO CLARO
Morador de Rio Claro e aluno do 8º ano da Escola Municipalizada, Aureliano Portugal – Estação de Lídice, o estudante Igor Torres da Costa, de 13 anos, já tem motivos de sobra para se orgulhar. Ele conquistou duas importantes medalhas na 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP): bronze na etapa nacional e prata na etapa estadual.
A competição, que é a maior do Brasil na área da Matemática, mobilizou 18,5 milhões de estudantes de 5.564 cidades em todo o país. No total, participaram 56.513 escolas, e foram distribuídas 8.450 medalhas nacionais — sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze.
Participando da OBMEP pela segunda vez, Igor viveu um momento especial. “Na cerimônia temos muitas pessoas, mas quando cheguei em casa, na escola, e percebi que fui o único da minha cidade, isso sim foi muito emocionante”, conta o jovem, emocionado com a conquista.
Apaixonado por Matemática e por desafios, Igor já tem um sonho traçado: ser programador de jogos. Para ele, a OBMEP é mais que uma simples prova — é uma porta para o futuro. “Tem conteúdos mais avançados, que estou aprendendo agora. Como ganhador na etapa nacional, tenho ingresso no Programa de Iniciação Científica Jr., com aulas avançadas e bolsa de R$ 300. Se for ganhador, pode abrir muitas portas na sua vida”, explica, incentivando outras crianças a participarem também.
Quem acompanha Igor de perto sabe bem o quanto a conquista é significativa. O professor de Matemática, Henrique Maltez D Ornellas, reforça a importância da olimpíada. “A OBMEP representa uma grande oportunidade para jovens talentos acessarem programas e bolsas de estudo em instituições renomadas, ampliando seus horizontes acadêmicos e pessoais”, disse.
A escola onde Igor estuda também celebra o momento com orgulho. “É um reconhecimento não só do talento e dedicação dele, mas também do esforço coletivo da escola. A medalha do Igor mostra que, com incentivo e dedicação, é possível alcançar grandes resultados, servindo de inspiração para todos”, destaca Lindalva da Silva, diretora da Escola Municipalizada Aureliano Portugal – Estação de Lídice.
A secretária de Educação, Thaís Isabelle de Carvalho, vê na conquista um reflexo do compromisso da rede municipal com a qualidade do ensino. “Ter um aluno medalhista mostra que nossos estudantes podem alcançar resultados de excelência em nível nacional, mesmo diante de desafios”, pontua.
E o orgulho se estende a toda a cidade. O prefeito Babton Biondi fez questão de parabenizar o aluno e destacar o feito. “O talento do Igor mostra que nossos jovens podem brilhar em nível nacional. É uma alegria ver Rio Claro representada com tanta excelência e dedicação, e que isso inspire todos os cidadãos a conhecerem o verdadeiro potencial da nossa cidade”, finalizou.